Vilela determina retomada do Comitê de Desburocratização de Aparecida
Da Redação
[email protected]
O prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, determinou nesta quinta (09) a retomada imediata do CPD, o Comitê Permanente de Desburocratização. A decisão foi comunicada em reunião com a Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), que participa do grupo de trabalho.
A meta é desburocratizar os serviços prestados pelo município às empresas, estimular a industrialização e atuar ao lado do setor produtivo para qualificar os trabalhadores. Em resposta ao presidente da Aciag, Max Coelho, e a empresários presentes na reunião, a equipe do prefeito Vilela já anunciou as primeiras providências tomadas para facilitar a vida das empresas.
Entre elas estão o aperfeiçoamento dos serviços prestados on-line às empresas e ao cidadão. O acesso aos 102 serviços já disponibilizados no site da Prefeitura de Aparecida ficará mais intuitivo e amigável. Além disso, os licenciamentos passarão a ser feitos também pela internet. E já estão em andamento a revisão do Código Sanitário e a preparação do sistema de alvarás simplificados.
“É para desburocratizar. Precisamos modernizar a máquina administrativa, que está emperrada. Esse preciosismo atrapalha a cidade, não gera receita, nem desenvolvimento”, argumentou o prefeito Vilela, ao lado da primeira-dama, Lana Bezerra, e do vice-prefeito, João Campos. Ele propôs ainda o acesso direto das empresas a sistemas de autodeclarações, economizando tempo e recursos.
O presidente da Aciag reconheceu o empenho da nova gestão municipal em solucionar as demandas das empresas. “Nós precisamos dessa interlocução com o poder público para crescer, andando de mãos dadas pelo desenvolvimento de Aparecida”, pontuou Max Coelho. Segundo ele, todas as 92 indústrias químicas da cidade não têm, por exemplo, a licença expedida pela Vigilância Sanitária.
Considerado um dos maiores empresários de Aparecida, Osvaldo Zilli foi enfático: “Não queremos mais nos humilhar para gerar emprego e renda nessa cidade”. Só a filial aparecidense da DHL, gigante da logística atraída ao município por Zilli, faturou R$ 2,1 bilhões em 2024, segundo ele, gerando alto volume de arrecadação tributária.
O papel do CPD
O Comitê Permanente de Desburocratização é um órgão colegiado, integrado pela Prefeitura de Aparecida, Aciag e outras instituições do poder público e entidades de classe. O grupo de trabalho busca identificar lacunas na prestação de serviços da administração pública para as empresas e aperfeiçoá-los.
Presentes na reunião
Acompanharam o prefeito Leandro Vilela na Aciag os secretários Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda), Fábio Passaglia (Governo e Casa Civil), Pollyana Oliveira (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Andrey Azeredo (Planejamento e Regulação Urbana), Alessandro Magalhães (Saúde), Alfredo Neto (Infraestrutura), Marcos Abrão (Indústria e Comércio, e Companhia de Desenvolvimento de Aparecida [Codap]), Wilma Almeida (Trabalho), Carolina Araújo (Políticas Públicas para as Mulheres), e Naira Andrade (diretora da Vigilância Sanitária). Leopoldo Moreira, conselheiro da Codap, também participou da reunião.