Vereador Isaac Martins propõe instalação de dispositivo que pode diminuir a conta mensal de água
Com a volta dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, deu entrada na casa o projeto de lei Nº 001/19, de autoria do vereador Isaac Martins (PR), que obriga a concessionária de abastecimento de água da cidade (SANEAGO) a instalar dispositivo que elimine o ar na medição do consumo de água.
Segundo o propositor, sem esse aparelho o consumo de água aumenta por conta do estoque de ar.
“Os consumidores de água são vítimas da cobrança indevida em suas contas de água, pois os hidrômetros registram a passagem de água e ar indistintamente, causando um ônus aquém do real consumo de água”, explica Isaac.
Se a matéria for aprovada, a instalação de novos hidrômetros já contará com o dispositivo. Nos casos onde os hidrômetros já estão instalados, a concessionária terá um prazo de até 1 ano para a devida instalação do aparelho, sendo que todas as despesas ficarão a cargo da SANEAGO.
Hoje já existe equipamentos capaz de eliminar o ar registrado dos hidrômetros, já tendo sido objeto de análises por diversas universidades de engenharia do país.
“Alguns testes já foram realizados e chegaram a um índice de cerca de 35% de redução nos valores cobrados indevidamente nas contas de água”, conta o vereador.
A proposta ainda prevê que, se aprovada, todos os consumidores serão informados do teor da lei em sua conta mensa de água durante os três meses subsequentes à sua publicação.