Mundo

Ventos fortes ameaçam dificultar combate a incêndios devastadores em Los Angeles

Da Redação
[email protected]

Ventos perigosamente fortes devem retornar a Los Angeles nesta segunda-feira (13), complicando ainda mais os esforços para controlar dois incêndios florestais de grandes proporções que já destruíram bairros inteiros, queimaram milhares de prédios e causaram a morte de pelo menos 24 pessoas. A previsão é que os ventos secos de Santa Ana, com velocidades de até 112 km/h, soprem até quarta-feira, conforme alerta emitido pelo Serviço Nacional de Meteorologia, que classificou a situação como especialmente perigosa, com alerta de bandeira vermelha para incêndios.
Embora as equipes de bombeiros tenham conseguido evitar que as chamas se espalhassem durante a noite, as autoridades estão se preparando para a intensificação dos ventos e o agravamento dos incêndios. “Não estamos livres”, afirmou Kristin Crowley, chefe dos bombeiros da cidade de Los Angeles. “Devemos manter a vigilância, pois temos um comportamento extremo de incêndio neste momento.”
Autoridades estão posicionando equipes de combate a incêndios em áreas vulneráveis, como ao redor dos incêndios Palisades e Eaton, os dois maiores incêndios que continuam queimando em ambos os lados de Los Angeles. Mais de 8.500 bombeiros foram mobilizados para as operações. O chefe do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, Anthony Marrone, destacou que a preparação está muito mais robusta esta semana, com mais pessoal e aeronaves de combate a incêndios, mas alertou que nada é garantido.
“Não podemos ter certeza de que conseguiremos controlar o próximo incêndio e mantê-lo pequeno”, disse Marrone. “Os ventos de 112 km/h tornarão muito difícil conter o incêndio.” Até agora, mais de 150.000 pessoas foram forçadas a deixar suas casas, enquanto outras ainda estão desaparecidas.
O xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, afirmou que a busca por vítimas continua, com restos humanos sendo encontrados todos os dias nas áreas devastadas de Altadena, onde o incêndio Eaton teve início.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo