Varíola dos macacos: Goiás atinge situação de emergência em saúde pública
Com 160 casos confirmados, Secretaria de Saúde divulgou plano de contingência para estabelecer diretrizes para o enfrentamento da doença

Goiás tem 160 casos confirmados de varíola dos macacos, de acordo com boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgado nessa segunda-feira (22). A pasta publicou um plano de contingência informando que o estado atingiu emergência em saúde pública.
Goiânia é a cidade com maior número de casos de varíola dos macacos no estado. São 123 pessoas com a doença. Aparecida de Goiânia é a segunda com mais doentes, sendo 15 confirmações.
No plano de contingência, a secretaria dividiu a situação da doença em três níveis. Segundo a pasta, o nível de Goiás atualmente é o III, conhecido como emergência de saúde pública. O órgão informou que esta fase ocorre quando há confirmação de transmissão comunitária.
Plano de contingência
De acordo com a pasta, o objetivo do plano de contingência é fixar as diretrizes para o enfrentamento da doença, a fim de minimizar os impactos dela na vida e na saúde da população goiana.
As equipes de vigilância epidemiológica e as unidades de saúde públicas e privadas, segundo a secretaria, devem ficar atentas aos casos de pessoas com sintomas que atendam critérios para a doença para fazer imediatamente a coleta de amostrar e a solicitação de exame.