Política

Muitos pré-candidatos, poucas chapas: qual goiano conquistará a única vaga do Senado em 2022?

Repleta de nomes de peso, com definições atreladas a articulações nacionais, e com espaço para apenas um eleito em 2022, a disputa pelo Senado em Goiás no próximo ano promete ser acirrada

Com uma vaga disponível, vários políticos articulam para disputar o senado por Goiás em 2022.  Com uma vaga disponível, vários políticos articulam para disputar o senado por Goiás em 2022.      Há pelo menos oito possíveis pré-candidatos articulando as suas bases político-eleitorais para concorrer ao pleito eleitoral por uma vaga no Senado Federal.

Antecipação  

  O governador Ronaldo Caiado (DEM) já começou a montar sua chapa majoritária, já escolheu o seu vice, Daniel Vilela (MDB), e já afirmou que escolherá o candidato a senador em sua chapa só em junho, as vésperas das convenções partidárias. Na verdade, o governador quer ganhar tempo, tendo em vista, que o número de pré-candidatos ao Senado que querem concorrer em sua chapa são muitos.    

Caiado já avisou: “trabalhem em suas bases, definição só em junho!”

Marcada para 6 de outubro de 2022, a eleição definirá quem ocupará mandatos de deputado estadual, federal, senador, governador e a presidente da República, apesar de ainda ter começado o processo eleitoral, se mantém a todo o vapor nos bastidores, com definição de alianças e estratégias em prol do maior alcance de votos.

Para o Senado Federal será eleito aquele que tiver bons predicados, experiência e trabalho prestado, além, é claro de se mostrar valiosíssimo aos partidos e a população, ao considerar a existência de uma única vaga a ser ocupada.    

Para eleger um representante ao Senado Federal – assim como para qualquer membro do Executivo – é utilizado o sistema eleitoral majoritário, onde o candidato precisa obter mais de 50% dos votos válidos para ganhar a disputa.

Leia também: Filiar nesse ou naquele partido? Essa é a pergunta que Gustavo Mendanha deve estar fazendo para si mesmo

Qual nome será escolhido para senador na chapa dos três principais candidatos ao governo do estado?   

Ainda não sabemos, aqui faremos uma análise de como possivelmente ficarão as chapas de Ronaldo Caiado, Gustavo Mendanha e Marconi Perillo.

Candidaturas isoladas são avaliadas

Com muitas incertezas sobre a possibilidade de candidaturas isoladas para o Senado nas eleições de 2022, pré-candidatos têm buscado informações junto a especialistas, que sugerem aguardar respostas a consultas e resoluções da Justiça Eleitoral. Em Goiás, aliados de pelo menos quatro postulantes cogitam o lançamento avulso. Não há ainda segurança sobre as permissões legais e desvantagens do pleito.

Vaga ao senado: esquenta articulações tanto na base como na oposição

LEIA A EDIÇÃO COMPLETA

 

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo