Aparecida de Goiânia

Vacinação contra Influenza (gripe) é iniciada em Aparecida

Idosos devem esperar 14 dias após imunização contra a covid-19 para receber a vacina contra a gripe. 25 postos foram abertos para atender a demanda

Começou nesta segunda-feira, 12, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) em Aparecida de Goiânia. A ação se estende até o dia 9 de julho e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 90% dos grupos prioritários, contra o vírus da Influenza, mais conhecido como o vírus da gripe. Ao todo, a cidade conta com 25 postos de vacinação. A campanha foi dividida em fases para evitar aglomerações nos postos de saúde do município por conta da pandemia de Covid-19.

Nesta primeira etapa, que vai de hoje, 12 de abril até o dia 10 de maio, prioriza crianças de 6 meses a cinco anos de idade, grávidas, puérperas, indígenas e profissionais de Saúde. Para receber o imunizante é necessário levar documentos pessoais, comprovante de endereço e o cartão de vacinação. No caso de puérperas, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde devem levar ainda laudo médico e comprovante de vínculo empregatício.

A coordenadora de Imunização da SMS de Aparecida, Renata Cordeiro, enfatiza que a vacina contra a Influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger as pessoas da gripe inclusive da H1N1, além de contribuir na redução da circulação viral na população, evitando complicações e óbitos.

“A Campanha de Vacinação é necessária para prevenir que a doença, que tem os mesmos sintomas da Covid-19, se propague entre as pessoas, principalmente aquelas do grupo prioritário. Reduzindo então as complicações e óbitos pela Influenza, não sobrecarregando também as unidades de saúde”. Renata explicou ainda que como as campanhas de vacinação contra a Covid e a Influenza acontecem no mesmo período, os idosos que tiverem recebido a vacina contra a Covid-19 devem esperar 14 dias para receber o imunizante contra a Influenza.

O profissional de saúde Daniel Alves do Santos, 27, é técnico em radiologia, e procurou a UBS Santo André para ser imunizado. “Essa vacina é muito importante, principalmente nesse momento de pandemia que estamos vivendo no nosso país. A gente que está na linha de frente fica muito exposto às pessoas doentes e corremos maiores riscos de ser contaminados. Agora posso trabalhar mais tranquilo”, comentou. A gestante Irene Alves dos Santos, 35, também esteve na unidade nesta segunda-feira, 12, para se imunizar. “Essa influenza é muito perigosa para nós que estamos grávidas, então a vacina é fundamental, agora é uma preocupação a menos para mim”, comemorou.

Postos de vacinação

Por conta do cenário atual de pandemia e em razão da circulação do novo Coronavírus, a SMS adotou medidas estratégicas para contenção da disseminação do vírus da Influenza no município, tais como aumento do número de postos de vacinação. Ao todo, serão 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos finais de semana, além das UBS, a cidade contará com atendimentos em drive-thrus, conforme cronograma e disponibilidade de vacinas.

As unidades que estarão vacinando são: Centro de Saúde Papillon Park; UBS Bairro Independência; UBS Caraíbas; UBS Jardim dos Ipês; UBS Madre Germana; UBS Mansões Paraíso; UBS Buriti Sereno; UBS Pontal Sul II; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Bairro Hilda; UBS Colina Azul; UBS Delfiore; UBS Bandeirantes; UBS Jardim Riviera; UBS Campos Elísios; UBS Parque Trindade; UBS Jardim dos Buritis; UBS Bela Vista; UBS Rosa dos Ventos; UBS Nova Olinda; UBS Retiro do Bosque; UBS Cândido de Queiroz; UBS Jardim Paraíso; UBS Expansul e UBS Santo André. Todas as unidades seguirão os protocolos de segurança sanitários, mantendo o distanciamento entre as pessoas e fila de espera ao ar livre, com distribuição de senhas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo