Aparecida de Goiânia

Unifan dá prosseguimento ao curso de Formação Docente em Educação Inclusiva e Cidadania

A iniciativa foi possível graças a uma parceria firmada entre o Centro Universitário Alfredo Nasser, por meio do curso de Pedagogia, e a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia. As primeiras atividades tiveram início no mês de maio de 2021.

    O Projeto de Extensão “Formação Docente em Educação Inclusiva e Cidadania” se propõe a trabalhar com um grupo professores da rede pública municipal da cidade de Aparecida de Goiânia, durante o período de maio de 2021 a novembro de 2021, sendo coordenado por três docentes – Lucirene Ferreira de Santana, Djanir Ferreira de Almeida e Sandra Regina de Matos Costa – e a coordenadora do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário Alfredo Nasser, professora Rosy Mary Magalhães, com a participação dos acadêmicos desta instituição.

O objetivo geral é proporcionar aos professores reflexões e alternativas para que eles possam conhecer o aluno com necessidades educacionais especiais e desenvolver a prática pedagógica adequada para sua inserção e atendimento de todos os estudantes no contexto da sala de aula,escola e família, refletindo sobre suas práticas rotineiras no que diz respeito à Inclusão Escolar, e ainda, possibilitar aos graduandos em Pedagogia e futuros pedagogos / profissionais da educação aprofundar e dialogar sobre este conteúdo com a intenção de estabelecer as parcerias com as escolas,ONGs e outros com vistas a buscar transformações e mudanças atitudinais, programáticas e arquitetônicas nas escola e sociedade.

De acordo com a coordenadora do curso, “a iniciativa é uma excelente didática, pois aprendemos quando ensinamos. O estudo dos textos para a composição da mesa redonda é realizado por meio da metodologia ativa, sala de aula invertida, os acadêmicos recebem o tema, pesquisam e planejam com o tempo determinado a execução da fala. Os colegas que estão assistindo recebem o texto antes para estabelecer interação com a mesa, por isso o evento tem vida, tem autonomia, tem discussão e tem debate. E ao final, são avaliados por meio do Google Forms com questões que foram discutidas nas duas mesas do dia.

GED

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