Cidades

Trindade, PM forma 48 novos praças, 24 são de Guapó

Cerimônia perfeita, sincronizada, respeitando todos os padrões militares que o fato exige, o 42º Batalhão PM – Terra Santa, comandado pelo TCPM ÊNIO HANS realizou nesta quinta-feira, 8, a FORMATURA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS. Muitas autoridades presentes, o vice-prefeito Gleysson Cabriny representou o prefeito Jânio Darrot. Prestigiou a solenidade o comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, na cidade da Região Metropolitana de Goiânia, TCPM Renato Brum, o comandante do 40º Batalhão PM, MJPM Rogério Batista e o presidente da Câmara Municipal de Trindade, vereador Hélio Braz.

Centenas de familiares acompanhando este momento de honraria da turma. A nova geração, o futuro se fez presente com os POLICIAIS MIRINS do 22º e também do 40º Batalhão. Foram elevados a SOLDADOS, 48 praças, sendo 24 de Trindade e 24 de Guapó.

 

De PRAÇA a SOLDADO

Policiais militares são mulheres e homens que levam na sua profissão a responsabilidade de proteger a sociedade A Polícia Militar é uma instituição presente no Brasil desde o século XIX, embora sua denominação tenha mudado constantemente.

Inicialmente era conhecida como Guarda Real de Polícia (1809), Força Policial (1858), Corpo de Polícia (1892), Batalhão de Polícia (1910), Força Militar (1940) e Polícia Militar (1949). As mudanças sociais, econômicas e políticas ocorridas no cenário mundial provocaram transformações também na Polícia Militar de Goiás, que procurou qualificar-se por meio dos cursos de formação oferecidos na Academia de Polícia Militar, que passou a ser vista por alguns como a segunda casa dos membros desta corporação.

Os dados relativos à formação da polícia militar no início da PMGO são relativamente escassos. De acordo com relatos, em 10 de dezembro de 1987, o Estado Maior do Exército Brasileiro emite a portaria que aprova as normas para elaboração e revisão de currículos.

Na PM, o sistema de ensino é regido por dois documentos básicos: as normas para o Planejamento e Conduta do Ensino, emitido pela antiga Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa e o Plano Geral de Ensino. Neste contexto, surge a Academia de Polícia Militar, com sede em Goiânia, como instituição responsável pela formação, instrução e aperfeiçoamento de oficiais: aspirantes, tenentes capitães, majores, tenentes e coronéis.

A Polícia Militar do Estado de Goiás mantêm um sistema próprio de ensino denominando Ensino Policial Militar que tem por finalidade proporcionar a necessária habilitação para a ocupação de cargos e funções previstos em sua organização, bem como manter os seus integrantes inseridos no contexto da sociedade em que atuam. Este ensino abrange duas áreas distintas, porém harmônicas e independentes: O Ensino Instrumental Básico e o Ensino Profissional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo