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“Transporte coletivo é nossa prioridade”, diz Sandro Mabel em reunião com Leandro Vilela para avançar metronização


Prefeitos de Goiânia e Aparecida discutem integração dos BRTs, mobilidade urbana e ampliação da tecnologia de metronização para reduzir tempo de viagem do transporte público


O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, recebeu nesta quarta-feira (3/12) o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, no Paço Municipal, para dar continuidade às tratativas entre as duas cidades sobre transporte público e mobilidade urbana. Um dos temas centrais da reunião foi a metronização, tecnologia que tem reduzido significativamente o tempo de viagem do transporte coletivo na capital e que Aparecida pretende integrar ao seu sistema.

Integração entre BRTs e planejamento conjunto entre as cidades

De acordo com Mabel, as equipes técnicas das duas prefeituras — envolvendo áreas de infraestrutura e transporte — discutiram a interligação dos eixos de mobilidade, incluindo BRTs, linhas de ônibus e vias estruturantes que conectam Goiânia e Aparecida.

“Hoje, nossas duas equipes discutiram a interligação de BRTs, linhas de ônibus e a integração entre as duas cidades. O transporte público é prioridade e a metronização vai nos ajudar muito a melhorar o dia a dia da população”, afirmou.

O prefeito lembrou ainda que a cooperação entre os municípios foi uma promessa de campanha e ressaltou a importância da região limítrofe, que possui 26 quilômetros de extensão.

Vilela: “Estamos aqui para fazer o melhor para Goiânia e Aparecida”

O prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, destacou a disposição de trabalhar de forma conjunta para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana.

“Está o time todo aqui discutindo e avaliando o transporte público e a confluência de vias importantes. Tratamos da extensão do BRT Norte-Sul, do Isidória até o Cruzeiro do Sul e o Veiga Jardim, da Leste-Oeste. Estamos aqui para fazer o melhor para Goiânia e Aparecida”, afirmou.

Relação entre os municípios se fortalece após mutirão conjunto

O encontro ocorre dias após um mutirão conjunto no Jardim Itaipu, região Sudoeste da capital, que beneficiou bairros na divisa entre os dois municípios. Na ocasião, Mabel destacou melhorias previstas para a Rua da Divisa, uma das rotas mais críticas da região.

“É uma rua estreita, difícil de passar. Vamos passar o BRT lá, abrir a via e fazer duas faixas indo e duas voltando. Vamos criar direitas livres em alguns sinaleiros para o trânsito fluir com muito mais rapidez”, explicou o prefeito.

Metronização: tecnologia reduz tempo de viagem em mais de 30%

Durante a reunião, Mabel voltou a destacar os resultados da metronização, tecnologia pioneira entre capitais brasileiras. O sistema utiliza semáforos inteligentes e sincronização em tempo real, com apoio de inteligência artificial, permitindo:

  • Aumento de mais de 30% na velocidade média dos veículos
  • Redução do tempo de parada em cruzamentos
  • Prioridade operacional ao transporte coletivo

“Este projeto surgiu da necessidade de garantir fluidez sem grandes intervenções. Usamos inteligência artificial para garantir prioridade ao ônibus e aumento da velocidade”, explicou o prefeito.

A iniciativa foi premiada no Connected Smart Cities 2025 e atualmente serve como referência para outras cidades brasileiras.


Onde a metronização já foi implantada

A tecnologia está presente em trechos estratégicos dos BRTs municipais:

BRT Leste-Oeste

  • 9 cruzamentos
  • 4 estações
  • Entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia

BRT Norte-Sul

  • 3,7 km
  • 12 cruzamentos
  • 8 estações
  • Entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica

Em horários de pico, a velocidade dos ônibus nesses trechos chega a 25 km/h, um avanço significativo para o sistema de transporte coletivo.

GED

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