Notícia

Toyota investe em baterias para enfrentar carros elétricos chineses baratos

A Toyota está planejando construir uma fábrica de baterias para veículos elétricos na prefeitura de Fukuoka, no sudoeste do Japão, conforme relatou o jornal econômico Nikkei nesta sexta-feira (26). O objetivo é fornecer as baterias para outra fábrica da empresa focada em carros de luxo da marca Lexus. 

Nova fábrica da Toyota: 

  • Segundo a reportagem, a Toyota cogita fazer da ilha de Kyushu, onde Fukuoka está localizada, uma parte central de sua cadeia de suprimentos de veículos movidos a bateria; 
  • O local deve se tornar também uma base de exportação para a Ásia; 
  • O valor que a Toyota gastaria na fábrica de baterias e a data de início de sua construção ainda não foram definidos, de acordo com a Nikkei; 
  • Segundo porta-voz da empresa japonesa, a Toyota tem tomado várias iniciativas para fortalecer sua capacidade de produção de baterias EV; 
  • A companhia não confirmou, no entanto, os novos planos. 

Para enfrentar a ascensão da BYD, a Toyota construirá uma nova fábrica de baterias em Kyushu, a ilha mais ao sul do Japão. A Primearth EV Energy, divisão de baterias da Toyota, será responsável pela operação da planta. A região abriga várias fábricas de automóveis e semicondutores, o que lhe rendeu o apelido de “Ilha do Silício”. A TSMC, maior fabricante contratada de chips do mundo, acaba de abrir sua segunda fábrica na ilha.Toyota Kenshiki Forum 2023, todas as novidades

A nova planta da Toyota ajudará a impulsionar as exportações para a Ásia e fortalecer sua cadeia de suprimentos de EVs. O local fica a 40 km da fábrica Miyata da Toyota, que produz veículos Lexus principalmente para exportação. A nova instalação será o principal fornecedor de baterias para a Miyata. Com uma capacidade anual de até 430.000 unidades, sendo 90% exportadas, principalmente para a Ásia, a Toyota busca garantir sua posição no mercado em constante mudança. A BYD e outros fabricantes chineses estão expandindo sua presença na Ásia com EVs avançados e de baixo custo.

Ao produzir as baterias perto da fábrica Miyata, a Toyota pode evitar despesas de transporte desnecessárias e economizar tempo. A empresa planeja investir US$ 32 bilhões (5 trilhões de ienes) em EVs até 2030, com grande parte desse valor destinado a baterias. Até lá, a Toyota espera vender 3,5 milhões de EVs por ano. No ano passado, foram vendidos 104.000.

A Toyota ainda não revelou o investimento na nova fábrica de baterias nem a data de início da construção, mas mais detalhes devem ser divulgados em breve.

Fonte: Nikkei

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo