Economia & Negócios

Threads: o que você precisa saber sobre a nova rede social

O lançamento da Threads, nova rede social vinculada ao Instagram, já havia sido anunciado pelo CEO da rede, Adam Mosseri.

Até o momento, para criar uma conta na Threads, é preciso possuir uma conta ativa no famoso aplicativo de imagens, stories e “reels”.

Nesse sentido, a plataforma aparece como uma nova aposta do grupo que reúne nomes consolidados como Facebook e Instagram.

Desde então, o mercado de tecnologia ativou o alerta: o que será que viria com mais um lançamento ligado à Meta, potência mundial do cenário das redes sociais?

Lançamento

A resposta começou a ser gerada nesta quinta-feira (06), data oficial de lançamento do aplicativo. No contexto, comumente movido por números e algoritmos, um dado parece promissor: em sete horas de lançamento, a rede exibia o número de 10 milhões de usuários.

Assim, entre as razões do sucesso quase que instantâneo, está a ligação com o Instagram, rede social que, apenas no Brasil, possui cerca de 113,5 milhões de usuários cadastrados. Na sexta-feira (07) o número ultrapassou a marca de 70 milhões.

Mark Zuckerberg, responsável pela Meta, comemorou os 70 milhões de usuários cadastrados na Threads, em post nesta sexta-feira (07). Ele foi o primeiro a criar um perfil na plataforma. (Foto: Reprodução Redes Sociais/ @zuck no Threads).

A praticidade veio a calhar nesse sentido. Isso porque no momento da abertura de uma conta no Threads, é possível que o usuário importe dados advindos da conta do Instagram – informações da bio, foto de perfil e quem você já está seguindo “na rede vizinha”, por exemplo.

Objetivo

Na Língua Inglesa, thread significa fio ou linha. Geralmente, a palavra costuma ser usada para os tradicionais fios de costura. 

Afinal, o que publicar nessa nova rede social? Essa foi justamente uma das perguntas que mais apareciam na tela inicial do aplicativo durante as primeiras horas pós-lançamento.

Para ajudar os próprios usuários, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, publicou em sua conta na Threads que a rede social é “menos sobre textos versus vídeos e fotos e mais sobre os tipos de conversas públicas que você deseja ter” (tradução livre).

Adam Mosseri, head do Instagram, em publicação em seu perfil. (Foto: Reprodução redes sociais/ @mosseri no Threads)

Apesar de ser difícil definir um guia absoluto de como os usuários irão utilizar as suas contas pessoais, a publicação de Mosseri parece ter incentivado o público da “casa nova” a pensar em novos formatos para seus conteúdos.

Uma informação se liga a outra, no final, um debate ou discussão aparece – gerando um longo fio de conteúdos interligados.

O perfil oficial da rede publicou na Língua Inglesa uma espécie de manual, compartilhando os nomes dado aos verbos e substantivos usados para a referência de atividades feitas na plataforma.

Post by @threadsapp

View on Threads

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo