Mundo

Terremoto de 7,5 abala sul do Chile e Argentina e gera alerta de tsunami

Autoridades chilenas ordenam evacuação da costa e de bases na Antártica após forte tremor; cidade argentina de Ushuaia suspende navegação

Um forte terremoto de magnitude 7,5 sacudiu a região sul do Chile e da Argentina nesta sexta-feira (2), conforme informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro foi localizado no oceano, a cerca de 219 quilômetros ao sul da cidade de Ushuaia, na Argentina. Apesar da intensidade do tremor, não há, até o momento, relatos de vítimas ou danos materiais significativos.

Como medida de precaução, o governo chileno emitiu alerta de tsunami e ordenou a evacuação imediata de toda a costa da região de Magalhães, no extremo sul do país, incluindo áreas costeiras do território chileno na Antártida. A orientação foi feita pelo Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), que alertou a população por meio de mensagens de emergência.

“Um alerta de tsunami foi emitido e está sendo ordenada a evacuação para zonas seguras nos setores costeiros da região de Magalhães”, informou o órgão.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, usou as redes sociais para reforçar o pedido de evacuação e garantir que o governo está mobilizado para eventuais emergências. “Todos os recursos estão disponíveis. Nosso dever é estar preparados e obedecer às autoridades”, declarou o presidente no X (antigo Twitter).

Do lado argentino, o impacto foi sentido principalmente na cidade de Ushuaia, a mais austral do mundo, onde as autoridades locais suspenderam todas as atividades aquáticas e a navegação no Canal de Beagle por pelo menos três horas. Não houve necessidade de evacuação.

“O terremoto foi sentido principalmente em Ushuaia e, em menor grau, em outras cidades da província. Diante de eventos como esse, é importante manter a calma”, destacou o governo provincial.

O alerta de tsunami segue em vigor e as autoridades seguem monitorando a situação. Moradores das áreas afetadas devem permanecer atentos às instruções oficiais.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo