Nacional

Superlua azul: fenômeno poderá ser visto a partir desta sexta no céu de Goiás

Astrônomo alegou que o auge da superlua azul será nos dias 30 e 31 de agosto

O fenômeno raro da superlua azul poderá ser visto a partir desta sexta-feira (25/8) no céu de Goiás. Durante o restante do mês de agosto o céu goiano ficará iluminado com o fenômeno, fator que os goianos devem apreciar, pois segundo a Nasa, o astro só vai aparecer novamente em 2034.

Para os amantes da lua e quem deseja enaltecer a superlua azul em Goiânia, a capital tem alguns pontos que é possível destacar ainda mais a beleza do astro.

Entenda mais sobre a superlua azul

Superlua azul
O fenômeno só acontecerá daqui 11 anos. Foto: Divulgação

O fenômeno acontece após há a junção de dois fenômenos, a superlua e a lua azul. Diante disso, a lua azul é quando há uma segunda lua cheia dentro do mesmo mês, já a superlua ocorre quando a lua está mais próxima da terra, deixando assim mais brilhante para quem as observam.

O astrônomo e presidente do Instituto Team de Astronomia Cultural, Clayton Gubio, alegou que o auge da superlua azul será nos dias 30 e 31 de agosto, mas a partir desta sexta-feira (25) ela já pode ser vista pelos observadores.

Desta maneira, na data prevista, a lua vai estar a 357.181 km da Terra, uma diminuição de 7% da distância média de 382.900 km.

É importante ressaltar que além do nome, não é comprovado que a lua ficará completamente azul. De acordo com a Nasa, é possível que partículas minúsculas de poeira e fumaça espalhadas pelo ar alterem as ondas vermelhas de luz.

Confira onde observar a superlua azul em Goiânia:

Shopping Cidade Jardim

  • Endereço: Avenida Nero Macedo, Cidade Jardim.
  • Data e horário: sábado (26), das 18h as 21h.

Morro do Além

  • Endereço: Setor Gentil Mereiles.
  • Data e horário: quarta-feira (30), das 18h às 20h30 e quinta-feira (31), das 18h40 às 20:30.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo