GoiâniaGoiânia

Substituição da iluminação pública em Goiânia deve gerar economia de 40% aos cofres públicos

Troca de lâmpadas de sódio por modelos de LED, que são mais econômicas e com maior vida útil, já ocorreram em mais de 35 mil pontos de luz

A prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), afirmou que está instalando lâmpadas de LED em sete pontos da Capital. O novo modelo, além de garantir maior sensação de segurança para o cidadão, também gera economia de até 40% para os cofres públicos. Ao todo, já foram instalados mais de 35 mil pontos de luz com a tecnologia em Goiânia.

“É uma visão que nós temos pra trazer segurança para cada cidadão que usa as nossas vias públicas, nossas praças e nossos parques. Nosso projeto é chegar até o final do ano com mais de 40 mil pontos de LED e trabalhar para trocar todos os mais de 170 mil pontos até o final do ano que vem. É um projeto ousado, mas gestores, principalmente de uma capital como Goiânia, precisam de ousadia, determinação e foco”, disse o prefeito Rogério.

A primeira vistoria foi realizada no Setor Sul, na Rua 86. Além do serviço de modernização do parque luminotécnico, o bairro também recebe o Programa Cidade Segura, que recolhe fios inutilizados dos postes da região. Em seguida, a comitiva seguiu para o setor Cidade Jardim, onde o prefeito conferiu a execução do serviço na praça e campo de futebol do Hipódromo da Lagoinha.

No local da terceira parada, na Vila União, o morador Gilson Benevides, de 76 anos, comemorou o avanço dos trabalhos pelas ruas do bairro. “Olha, eu acho que o prefeito está prestando um grande serviço à cidade. É, inclusive, uma economia, dinheiro público bem aplicado. Eu acho que o Rogério está muito bem. Não é só aqui, já vi em vários bairros essa mudança total da iluminação pública”, disse.

A comitiva seguiu então para a Vila Luciana, onde foram vistoriadas a troca de iluminação nas ruas  U-58, U-54 e U-59 e Rua CP-9. De lá, foram para a Praça Princesa Isabel, localizada na Avenida Brasil com as ruas Bela Vista e da Liberdade, no Parque João Braz.

“É mais um desafio enfrentado pelo prefeito Rogério, a eficientização do parque luminotécnico da capital. Trocar as lâmpadas de sódio, que gastam muito mais, por de LED, que tem muito mais sustentabilidade e economia de 40% Nós já chegamos a mais de 35 mil pontos modernizados de um total de 170 mil”, afirmou o titular da Seinfra, Denes Pereira.

O último compromisso foi na BR-153, na altura da Vila Morais, onde a Prefeitura de Goiânia está fazendo a substituição da iluminação pública convencional por LED nos 16 quilômetros de perímetro urbano da rodovia. A prefeitura já realizou a troca de mais de 250 dos 600 pontos de luz do trecho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo