CidadesSenador Canedo

Senador Canedo é destaque nacional em urbanismo e gestão pública

Apesar das dificuldades econômicas, o prefeito Divino Lemes realiza administração inovadora

Dados da pesquisa da consultora Urban Systems colocou o município de Senador Canedo como um dos mais atrativos do Brasil para abertura de negócios, devido a fatores administrativos e de localização geográfica. A cidade é administrada por Divino Lemes (PSD), que tem larga vivência em gestão pública e experiência política.

A pesquisa intitulada Cidades Inteligentes, divulgada no dia 4 de setembro, elabora um ranking que leva em conta 70 indicadores, divididos em 11 categorias: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Senador Canedo teve destaque, como o único goiano a ficar entre as 21ª primeiras colocações em 2018, inclusive, com ascensão de duas colocações em relação ao ano anterior, com pontuação de 6,237. Em destaque, pontos importantes como urbanismo, em que a cidade teve bom índice devido ruas pavimentada, legislação específicas com boas atuações, como Lei Orgânica, Código de Posturas e demais. E também o marco com relação a equilíbrio financeiro, com serviços públicos e bom gerenciamento fiscal.

Vale destacar que Senador Canedo é a 12ª cidade do País na categoria Urbanismo. Em 2017, foram aplicados R$ 49,9 milhões em obras urbanas, o que colocou a cidade em sétimo lugar no Estado. Em Planejamento Urbano, as maiores atuações foram no saneamento (distribuição de água tratada, esgoto sanitário) e também na pavimentação urbana. Atualmente 93,9% dos canedenses residem em vias urbanas pavimentadas, mediante dados do IBGE.

Senador Canedo

Emancipada em 1989, a cidade possui, segundo IBGE, mais de 120 mil habitantes. Ainda conforme o Instituto 9,2 mil pessoas migraram para Senador Canedo nos últimos dois anos, um aumento de 6,4%. O município abriga o maior Polo Petroquímico da região Centro Oeste, que abriga a subsidiária da Petrobrás, a Transpetro, além de indústrias na área de produção de alimentos, bebidas, setor moveleiro, confecção e forte atuação em serviços.

A atuação administrativa municipal, pelas boas práticas governamentais e transparência fizeram com o município tivesse destaque em Governança. Na pesquisa do Instituto Urban Systems, conquistou a 23ª colocação. E pela atuação na Saúde Pública, segundo números medidos pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a cidade está atestada como de grande eficiência.

Investimentos garante água tratada durante todo ano

Pelo segundo ano consecutivo, Senador Canedo não enfrenta falta de água e nem rodízio de abastecimento. A cidade, que já teve grave crise de desabastecimento em anos anteriores, conseguiu resolver a problemática com investimentos e parcerias, como do Ministério Público e a iniciativa privada, em obras de produção, reservamento e distribuição de água. Junto a isto, uma campanha de conscientização tem sido realizada com a população de boas práticas e na formação de crianças, por meio da Escola Ambiental.

Para a solução de problemas pontuais e também de abastecimento da cidade, que é dividida geograficamente por três grandes polos habitacionais, sendo alguns com distância de até 8 km, foram feitos após estudos técnicos e intervenções para que aumentasse a produção e ampliasse o sistema de distribuição. Exemplo disso foram as melhorias no sistema de captação no Ribeirão Sozinha, na reforma da Estação de Tratamento de Água – ETA (Região Central); a implantação de duas Mini-ETAs (Jardim das Oliveiras e em construção na antiga Emgopa); além da construção de uma nova ETA junto a Captação do Ribeirão Sozinha.

As intervenções, de custo acima de R$ 10 milhões, duplicaram a captação de água bruta e o tratamento de água tratada, com a garantia de uma água de qualidade, segundo todas as recomendações previstas por padrões de qualidades específicos. Para garantir a distribuição, foram realizadas novas ligações, revitalizadas adutoras, o que possibilitou que o abastecimento fosse melhorado em muitas regiões, como Jardim das Oliveiras, região da Vila Galvão.

Entre algumas obras de ligação de adutoras importantes está o Linhão de Água, que passa por mais de dez bairros; e dois importantes Polos Industriais, com 6 km de extensão, que beneficiará mais de 15 mil famílias. A obra vai junto a rodovia GO-403 e inclui a travessia não destrutiva, o que possibilita ligação de dois importantes reservatórios e a capacidade de distribuição de mais de 3 milhões de litros de água.

Além de caixas de águas, em pontos estratégicos, a reserva de água foi pensada de forma sistematizada, entre eles estão represas e barragem de regulação que podem ser utilizadas conforme necessidade, em diferentes pontos da cidade. Junto a sistema de caixas de água, com sistema de poço artesiano, principalmente em locais que geograficamente, há mais problemas devido a desnível ou distância da Estação de Tratamento de Água.  (Helton Lenine)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo