Aparecida de GoiâniaEconomia & NegóciosMais lidas

Sebrae disponibiliza programas gratuitos para pequenos empresários de Aparecida

Instituição vai oferecer capacitação para oito mil empresas; objetivo é melhorar o rendimento dos pequenos negócios

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou na última terça-feira,10, dois programas de capacitação voltados aos empreendedores de Aparecida de Goiânia.

“Mais Brasil” e “Sebrae na Sua Empresa” serão oferecidos gratuitamente com a finalidade de reduzir custos e aumentar a produtividade das pequenas empresas. Para isso, serão oferecidos capacitação e ferramentas de controle de gestão.

Os programas serão desenvolvidos pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os interessados em aderir aos cursos devem procurar atendimento na unidade de Aparecida de Goiânia localizada no prédio da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG).

“A expectativa para essa parceria é muito boa porque com os programas Brasil Mais e Sebrae na Sua Empresa vamos conseguir atender um maior número de empresários no município, pois essa é a razão da existência do Sebrae: gerar transformação e aumentar a produtividade dos empreendedores”, afirmou o Gerente da região metropolitana do Sebrae, Eder Oliveira.

Brasil Mais

É um programa de atendimento especializado em práticas de produtividade e transformação digital que implementam soluções ágeis, com baixo custo e alto impacto para inovar processos e reduzir desperdícios em micro e pequenas empresas.

Sebrae na Sua Empresa

Oferece atendimento porta a porta, gratuito e confidencial, feito por uma equipe experiente com mais de 100 consultores. As visitas aos pequenos negócios buscam identificar as necessidades e apresentar soluções que irão melhorar a gestão e os resultados.

Para a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Valéria Frazão, Aparecida é uma cidade empreendedora e por isso a parceria com o Sebrae é de grande importância para o crescimento da economia. “ Atualmente nós temos quase 75 mil CNPJ’s ativos no município e muitos pequenos empresários dentro do Aparecida Shopping, a consultoria e orientação do Sebrae possibilita crescimento, abertura de novas filiais e isso só contribui com o desenvolvimento econômico do nosso município”, destacou.

Robson Caetano, que é empresário e Presidente da Associação dos Lojistas do Aparecida Shopping, quer melhorar os índices de sua empresa através da consultoria disponibilizada gratuitamente pelo Sebrae. “Melhorias sempre são bem-vindas. Busco conhecimento que proporcione investimentos assertivos e melhoras no fluxo de caixa”, disse.

O lançamento dos programas foi realizado na área de cinema do Aparecida Shopping e contou com a participação de lojistas do centro de compras, lideranças políticas, representantes da Prefeitura de Aparecida e membros da comunidade em geral.

Aparecida

Com forte vocação industrial e também para o comércio varejista, Aparecida de Goiânia se consolidou como a segunda cidade goiana em número de empresas ativas. Segundo a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), a cidade conta com mais de 74,7 mil estabelecimentos ativos. O crescimento, entre 2021 e 2022, foi de 16 mil. No ranking das cinco primeiras estão:  Goiânia (316.996), Aparecida (74.716), Anápolis (60.271), Rio Verde (31.992) e Valparaíso (23.297).

Empreendedorismo

De acordo com informações da Secretaria Municipal da Fazenda, os Microempreendedores Individuais (MEIs) representam 63% dos registros jurídicos relacionados às atividades econômicas.

Além das grandes, médias e pequenas empresas a cidade também contam com mais de 16 mil pessoas físicas que exercem atividades regulamentadas. Nessa categoria se enquadram, por exemplo, médicos, dentistas, feirantes, taxistas entre outras.

Goiás

Goiás liderou, em 2022, o ranking de abertura de empresas entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. O Ceará ficou com a segunda posição e o Mato Grosso em terceiro lugar. No último mês do ano, o tempo médio para se abrir uma empresa em Goiás foi de 1 dia e 5 horas, abaixo da média nacional que ficou em 1 dia e 7 horas. Os dados são da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Leia aqui a edição digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo