Senador Canedo

Sanesc irá construir novo reservatório de água em Senador Canedo, mais baixo e apoiado

Mais de 15 bairros tiveram o abastecimento afetado pelo desabamento.

Em entrevista ao Jornal Bandeirantes desta terça-feira (13), o presidente da Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc), Cainã Teodoro, responsável pelo abastecimento de água do município, disse que equipes técnicas de engenharia da empresa estão trabalhando para construir um novo reservatório na região afetada pelo tombamento de um reservatório na última quinta-feira (08).

O reservatório que tombou acabou atingindo quatro residências. Umas delas, onde estava o jovem Yuri Louredo, de 18 anos, foi destruída e o rapaz internado em estado grave. Nesta segunda-feira (12), ele recebeu alta do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol), em Goiânia, após se recuperar bem após um período de sedação.

“O que tombou era um reservatório elevado, com capacidade para um milhão de litros de água e com capacidade de aproximadamente 25 metros de altura. Esse novo reservatório que nós vamos fazer vai ser apoiado. Ele terá aproximadamente 20% da altura do anterior [cinco metros] e capacidade para 1,5 milhão de litros de água”, contou o presidente. Mais de 15 bairros tiveram o abastecimento afetado pelo desabamento.

Ainda segundo Cainã, o projeto já está em fase final. Assim que finalizado, será levado ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) e posteriormente apresentado à comunidade. “Nós mostraremos o que será feito para população entender que não terá mais um reservatório alto e todos os critérios técnicos e estruturais estão sendo utilizados para não deixar que aconteça novamente”, pontuou Cainã.

Remoção da estrutura e reconstrução

A estrutura de metal que foi ao chão começou a ser retirada por uma empresa contratada pela prefeitura no último domingo (11). De acordo com o executivo de Senador Canedo, as obras estão sendo acompanhadas pela Polícia Técnica-Científica, que recolheu parte dos materiais para finalizar a perícia.

Segundo o MP-GO, a perícia será finalizada em até 40 dias. Cainã Teodoro explica que a reconstrução da casa destruída e os reparos em residências afetadas, será realizada por empresas contratadas. “O Ministério Público, com um termo de ajuste de conduta indicou uma empresa para viabilizar essas obras de moradores prejudicados”, disse. Uma nova casa será construída para família de Yuri e reparos serão feitos na casa de vizinhos.

Confira a entrevista completa com o presidente da Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc), Cainã Teodoro:

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo