Estado

Saiba quais cuidados tomar na compra de peixes

Tradicionalmente preparado na Sexta-feira Santa, o peixe é uma ótima opção na troca da carne vermelha ou do frango

É grande o consumo de peixes em substituição à carne vermelha durante a Quaresma, principalmente durante o período da Semana Santa. Com a maior demanda nesta época, é importante a população ficar atenta às condições do pescado vendido nos estabelecimentos comerciais.
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), órgão do Governo de Goiás, é uma das instituições que atuam em diferentes áreas para assegurar a qualidade do produto que vai para a mesa do consumidor.
O trabalho desenvolvido pela Agência vai desde o início da produção, por meio do cadastramento de propriedade rural de animais aquáticos, até a inspeção na indústria de processamento.

“O foco é garantir um alimento mais seguro para o consumo. Por isso, nossos profissionais atuam para verificar se todas as normas, as leis e os procedimentos estão sendo cumpridos para ter um produto de qualidade disponível à população. O objetivo também é orientar e promover a educação sanitária, levando informações necessárias para quem atua no segmento”, ressalta o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

Cuidados ao escolher pescados durante período de maior consumo:

Inspeção sanitária
Peixes, crustáceos e moluscos são altamente perecíveis e devem ser inspecionados por profissionais que atuem em órgãos competentes na área sanitária.

Características
É importante verificar se as escamas estão bem aderidas à pele e se os olhos estão brilhantes. A carne, ao ser pressionada, deve ser firme e elástica.

Armazenamento
Os pescados devem ser armazenados com gelo ou em balcões refrigerados a uma temperatura em torno de -2ºC e 2°C.

Produtos congelados
É importante verificar a validade e condições da embalagem. Produtos com acúmulo de água ou gelo podem ter sido descongelados e congelados novamente, comprometendo a qualidade do alimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo