Registrato do Banco Central alcança 90 milhões de relatórios emitidos

Por Ana Lucia
[email protected]
O Registrato, sistema gratuito do Banco Central (BC) que permite aos cidadãos consultar informações financeiras pessoais, atingiu a marca de 90 milhões de relatórios emitidos no último dia 4 de setembro. Criado em 2014, o serviço está disponível há 11 anos e se consolidou como uma das principais ferramentas de transparência e controle das finanças pessoais no país.
Atualmente, o Registrato disponibiliza cinco tipos de relatórios:
- Empréstimos e financiamentos (SCR)
- Relacionamentocom bancos (CCS)
- Chaves Pix
- Operações de câmbio
*Cheques sem fundos
Relatórios mais consultados

De acordo com o Departamento de Atendimento Institucional (Deati) do Banco Central, o relatório mais solicitado desde a criação do serviço foi o de Empréstimos e Financiamentos, com 40 milhões de emissões. Em seguida aparecem:
- Contas e Relacionamentos em Bancos (20,4 milhões)
- Chaves Pix (11,7 milhões)
Esses números revelam a procura crescente de brasileiros por informações relacionadas a crédito, movimentações bancárias e meios de pagamento digitais.
Acesso seguro ao Registrato
O acesso ao sistema é feito pelo ambiente Meu BC, com login via conta gov.br nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativada. O recurso garante mais segurança na consulta das informações.
Para ativar a autenticação em duas etapas, o usuário deve utilizar o aplicativo gov.br, acessar a seção Segurança da conta e habilitar a função.