Redução da criminalidade em Goiás é destaque em curso internacional em Brasília

Governador Ronaldo Caiado ministra aula magna para representantes de 20 países e apresenta resultados do modelo de segurança pública goiano
Por Ana Lucia
[email protected]
O governador Ronaldo Caiado abriu nesta segunda-feira (15/9), em Brasília (DF), o Curso Internacional de Relações Institucionais, ministrando a aula magna para 226 participantes, entre militares brasileiros, representantes de 20 países e assessores parlamentares. A escolha foi unânime pelos organizadores como reconhecimento à redução expressiva da criminalidade em Goiás, fruto da integração das forças policiais desde 2019.
O modelo de segurança pública implementado em Goiás ganhou projeção internacional ao ser apresentado no Curso Internacional de Relações Institucionais, evento promovido pela Frente Parlamentar de Segurança Pública no Congresso Nacional. Caiado destacou os avanços obtidos em seis anos de gestão, com reduções significativas nos principais índices criminais: 92% nos roubos a comércio, 95% nos roubos de veículos e 62% nos homicídios.
“O evento é de tamanha relevância porque temos aqui formação e troca de informações para aquilo que mais se almeja no Brasil: a condição de ir e vir, de poder trabalhar em qualquer lugar deste país, com total liberdade e independência”, afirmou o governador.
Diante de representantes de países como Estados Unidos, Canadá e França, Caiado defendeu que a política de segurança deve se apoiar em três pilares: controle do sistema carcerário, qualificação do efetivo e uso de tecnologia avançada, como drones e softwares de inteligência.
O governador também alertou para a evolução da criminalidade, que segundo ele, já avança para dentro da economia formal e até em posições de poder. “É o mais grave, mais crítico, pois já tem uma contaminação que atinge as decisões de como governar a nação”, criticou, cobrando maior autonomia dos estados e acesso rápido a bancos de dados como o Coaf.
Na ocasião, Caiado recebeu a medalha da Associação dos Oficiais das Polícias Militares do Brasil, reconhecimento pela condução da segurança pública goiana. “Muito me orgulho de ter essa comenda e honrá-la. Ser o porta-voz de um resultado que, modéstia à parte, é referência nacional”, disse.
O deputado federal Alberto Fraga, presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, ressaltou a transformação em Goiás: “Caiado pegou o estado em frangalhos, com insegurança e cidades da região do Entorno dominadas pela criminalidade. Valorizando os operadores da segurança, chegou ao patamar em que hoje se encontra”.Também participaram do evento o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Marcelo Granja, e a deputada estadual Dra. Zeli.
No início do mês, Goiás já havia chamado atenção internacional com a visita do embaixador de El Salvador, Luis Alberto Aparicio Bermúdez, que conheceu a Polícia Penal e o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, avaliando o modelo de gestão penitenciária e programas de reintegração social.