Aparecida de Goiânia

Quem é Leandro Vilela é por que foi a escolha de Caiado para disputar a Prefeitura de Aparecida?

Tirado da disputa, Prefeito Vilmar Mariano ainda não apontou se irá abraçar pré-candidatura emedebista; decisão deve ser tomada nas próximas semanas em conjunto com aliados

A base de Ronaldo Caiado (União Brasil) tem um novo nome como pré-candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia. A escolha, inclusive, foi feita pelo próprio governador goiano e presidente estadual do União Brasil. Trata-se do ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB).

No final da tarde da última sexta-feira, 21, Caiado chamou o prefeito de Aparecida e até então pré-candidato à reeleição pela base governista, Vilmar Mariano (União Brasil), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, para comunicar que havia decidido substituí-lo. Vilmar trabalhava em busca do segundo mandato, mas os planos foram interrompidos diante da negativa de apoio de Caiado e outros governistas.

Após se filiar ao União Brasil, no prazo final para disputar as eleições deste ano, Vilmar não pode desembarcar em outro partido para continuar na disputa. Restou ao prefeito acatar a decisão de Caiado e retirar-se do jogo. Mariano, porém, ainda não informou se irá caminhar com Vilela ou se irá abraçar outro projeto. A decisão, segundo marianistas , será tomada em conjunto com todo grupo que defendia a pré-candidatura à reeleição do prefeito de Aparecida.

O nome do escolhido, para quem acompanha a política regional, pode parecer familiar. E, de fato, é. Natural de Jataí, Leandro é primo do vice-governador e presidente estadual do MDB, Leandro Vilela. Outro político famoso da família foi o ex-governador, ex-senador da República e ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, seu tio.

Pesquisas

A troca de Vilmar foi, segundo fontes palacianas, baseada em pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas pelo governo nos últimos meses. Os estudos demonstram, ainda conforme governistas ouvidos pela reportagem, inviabilidade de Vilmar. Nos levantamentos, o prefeito aparece bem atrás do pré-candidato de oposição, deputado federal Professor Alcides (PL), que lidera as intenções de votos com certa vantagem.

Foram justamente os números revelados por ao menos três pesquisas que pesaram contra Vilmar Mariano. Caiadistas acreditam que o tempo é curto para reverter o cenário. Acrescentam ainda que “um novo nome dá outra dinâmica” à pré-campanha.

Eleições 2026

Além da inviabilidade, segundo apontado pelas pesquisas de consumo interno, as Eleições 2026 também foram levadas em consideração pelo governo.

Aparecida de Goiânia, que é o segundo maior colégio eleitoral goiano, é uma cidade estratégica para base governista. Daqui dois anos, o vice-governador Daniel Vilela – ao que tudo indica – será candidato a governador. Ele tem fortes ligações com a cidade em que seu pai, Maguito, foi prefeito por dois mandatos. O município também foi fundamental em suas eleições para deputado estadual e federal. Agora, o grupo de Caiado e Daniel Vilela trabalha para manter um aliado na prefeitura porque os votos da cidade são decisivos em uma eleição estadual.

Quem também pode precisar dos votos de Aparecida, em 2026, é o governador Ronaldo Caiado. Ele trabalha para se viabilizar pré-candidato à presidência da República. Para isso, tem intensificado o tom das críticas ao governo Lula (PT) e participa dos grandes debates nacionais e ainda articula para receber o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Antecessor de Vilmar, o ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB), que renunciou o cargo para disputar o governo, em 2022, contra Caiado provavelmente também irá disputar as eleições de 2026. Em 2020, ele e Vilmar como vice tiveram 96% dos votos válidos na disputa pela Prefeitura de Aparecida. Mendanha, inclusive, é considerado o maior cacique eleitoral aparecidense e, caso dispute um mandato em 2026, irá precisar de um aliado puxador de votos. Neste cenário, surge Leandro Vilela, que é primo do vice-governador e amigo pessoal de Mendanha. A aposta em Leandro considera ainda o legado político-administrativo que Maguito deixou no município.

Leandro Vilela

Leandro Vilela Veloso, 48 anos, é agricultor. Foi vereador por dois mandatos, entre 1997 e 2002, na cidade de Jataí, no sudoeste goiano. Entre 2003 e 2011, foi deputado federal por três mandatos. Ainda no primeiro ano, em Brasília, se destacou como vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados. Na condição de deputado federal, destinou emendas parlamentares para Aparecida.

Após as eleições de 2006, foi acusado de formação de caixa dois por não ter apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) parte das despesas que teve em campanha. Posteriormente, foi absolvido.

Há algumas semanas, Leandro ainda era superintendente do Detran-GO. Deixou o cargo, no período previsto pela legislação para quem pretende disputar as eleições deste, ano e transferiu o domicílio eleitoral para Aparecida de Goiânia.

Crédito foto: Jhonney Macena

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo