Qualidade no atendimento é prioridade
Bretas usa ferramentas para aprimorar a percepção de compra do cliente
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Proporcionar a melhor experiência de compra aos clientes, garantindo que eles recebam um bom atendimento e tenham um pós-venda de qualidade, são algumas das diretrizes da Cencosud Brasil. A companhia – responsável pelas bandeiras Bretas, GBarbosa, Mercantil Rodrigues, Perini e Prezunic – investe em ações e programas que visam entender as expectativas dos clientes, resultando na aproximação com eles, o que possibilita uma condução mais assertiva do negócio.
Para aprimorar essa experiência com o consumidor, o Bretas recorre a diversas ferramentas como Net Promoter Score (NPS), Cliente Oculto e o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Todos esses instrumentos estão presentes nas 81 lojas do Bretas em Goiás e Minas Gerais. “Este olhar diferenciado é reflexo do valor cliente, a quem a Cencosud coloca no centro de suas decisões”, afirma Alejandro Arruiz, diretor geral do Bretas.
O cliente em primeiro lugar sempre
O Net Promoter Score (NPS) é uma metodologia utilizada para medir o grau de lealdade dos consumidores. No Bretas, ela é realizada de forma prática, rápida e sem atrapalhar o período de compras dos clientes. Através desta pesquisa de satisfação é possível identificar como os clientes avaliam o serviço prestado. A avaliação é realizada por um colaborador, que aborda o cliente ao final de sua compra.
Em 2019, a ferramenta foi aprimorada, permitindo que o cliente consiga fazer a avaliação online. O consumidor recebe no cupom fiscal um acesso e senha para realizar sua pesquisa. “Essa é uma das iniciativas que estamos fazendo em prol dos clientes, buscando ficar mais próximo deles. Com os resultados, podemos atuar nos pontos de melhoria e criar um plano de ação para que tenhamos um desempenho mais assertivo e de acordo com a opinião efetiva dos clientes que visitam diariamente o Bretas”, explica Alejandro.
Ainda para avaliar a qualidade do atendimento é realizado nas lojas o Programa Cliente Oculto, que tem como objetivo monitorar o cumprimento dos padrões de atendimento e de execução que foram estabelecidos pela Cencosud em todas as lojas/bandeiras do Brasil. Este instrumento ajuda a avaliar os padrões de qualidade das marcas do Grupo e qual a real experiência que os clientes estão vivenciando nas lojas.
O Bretas conta também com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), o qual recebeu em 2019 o Selo de Qualidade RA 1000 na página Reclame Aqui, que tem o objetivo de destacar as empresas que possuem os melhores índices de atendimento. A rede disponibiliza uma equipe de profissionais para responder os clientes que fazem contato com a empresa por meio do site. Mensalmente são realizados em média 50 atendimentos.
A comemoração
Em 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente. A data surgiu em 2013 com o objetivo de estreitar o relacionamento entre o comércio e consumidores. O Bretas/Cencosud Brasil reconhece a importância da satisfação do cliente, por isso investe e prioriza suas ações com foco no consumidor. Em comemoração a esta data, o Bretas promoverá um café da manhã em todas as lojas para os clientes.
Uma ação digital nas redes sociais também está sendo desenvolvida. No dia 15 de setembro, serão postados vídeos de alguns clientes que mais interagem com o perfil do Bretas no Instagram, falando sobre sua relação com a marca e o motivo por qual são clientes fiéis.
Sobre o Bretas
Fundado em 1954, o Bretas está entre as maiores redes supermercadistas do País, com 78 lojas, 12 postos de combustíveis, e cinco Centros de Distribuição, em Minas Gerais e Goiás. Desde 2010 integrou-se a Cencosud, um dos principais grupos varejistas do mercado sulamericano com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, e um escritório comercial na China. No Brasil, o Bretas conta com cerca de 8 mil colaboradores que trabalham para oferecer aos clientes qualidade e serviço a preços justos. www.bretas.com.br
Fundado em 1963, o Grupo Cencosud possui ações na bolsa de Santiago, além de atuar em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru – e manter escritório comercial na China. A companhia emprega diretamente mais de 140 mil colaboradores em mais de 900 estabelecimentos comerciais. No Brasil, opera com mais de 200 lojas e cerca de 26 mil colaboradores presente em oitos estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe) por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues.