Aparecida de Goiânia

Professores e acadêmicos de Medicina da Unifan publicam artigo científico em renomada revista médica internacional

O artigo tem como título “Publication rate of scientific papers presented at the largest event on breast cancer research in Latin America” (Taxa de publicação de artigos científicos apresentados no maior evento de pesquisa em câncer de mama da América Latina), e foi publicado na revista internacional Ecancer Medical Science, a qual possui grande relevância na área da oncologia e acesso aberto aos leitores interessados.

A pesquisa foi desenvolvida por meio de colaboração entre docentes e discentes do Centro Universitário Alfredo Nasser e da UFG, envolvidos na Rede de Pesquisa Brasileira em Câncer de Mama. O material aborda a taxa de publicação de trabalhos apresentados em um grande congresso de Mastologia (Brazilian Breast Cancer Symposium – BBCS). Ele foi desenhado a partir da hipótese de que a maior parte da produção científica apresentada nos congressos médicos brasileiros não é publicada posteriormente em revistas científicas.

“Eu tive o privilégio de participar de todas as etapas da pesquisa, incluindo o desenho do estudo, a coleta de dados e a escrita do artigo final. Esse foi um trabalho em equipe e com participação ativa de todos os autores, o que torna a publicação ainda mais gratificante”, afirma o Dr. Leonardo Ribeiro Soares, mastologista e professor da UNIFAN desde 2018, atuando em tutorias e na disciplina de Ginecologia e Obstetrícia.

O estudo observou uma baixa taxa de publicação dos trabalhos apresentados no BBCS, corroborando a nossa hipótese inicial. Ainda assim, foi superior ao observado em outros congressos médicos brasileiros. Esses dados apontam a necessidade de mudanças no atual modelo de incentivo à pesquisa no Brasil, reforçando a importância da divulgação do conhecimento. “O artigo também aponta os fatores relacionados à publicação dos trabalhos, acrescentando informações importantes para o desenvolvimento de novas políticas de desenvolvimento científico”, explica o professor Leonardo Soares.

O trabalho é de autoria do professor do curso de Medicina da Unifan Sergio do Nascimento e fez parte da sua dissertação para a tese de mestrado. Ele afirma que com essa publicação, na qual estão incluídos dois dos alunos da graduação em Medicina da entidade (Tágara Kamimura e Herik Jansen), “isso possa servir de estímulo para que outros alunos também possam sentir-se influenciados e estimulados a participar de pesquisas científicas”.

“Ter contribuído na produção desse artigo foi uma enorme oportunidade de vivência com todo processo de pesquisa, leitura e classificação envolvida na metodologia científica. Pra mim foi muito gratificante poder ampliar o olhar e atuação dentro da ciência médica em geral”, comenta a acadêmica do oitavo período do curso de Medicina da Unifan, Tágara Oliveira Kamimura.

“A ciência representa para nós, da área médica, o bem-estar de cada um dos nossos pacientes. Reconhecer a importância da Medicina Baseada em Evidências (MBE) e da comunidade científica nos estimula a procurar sempre oferecer a melhor e mais atual terapêutica. Participar de projetos como esse, não apenas enriquecem nosso currículo, mas também abre nossas mentes para a medicina moderna. Sou grato aos professores Dr. Sérgio e Dr. Leonardo por me darem a oportunidade de participar deste trabalho”, ressalta o acadêmico do décimo primeiro período de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser, Herik Jansen de Souza Pimentel.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo