Deputado federal Professor Alcides (PP) tem trabalhando intensamente para atender demandas dos prefeitos goianos nos ministérios, em Brasília.
No final da manhã de terça-feira, dia 19, o deputado esteve no Ministério do Turismo, onde se encontrou com o Secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier Borchio, e com os prefeitos José Faleiro, de Silvânia, Cleide Gullas, de Pires do Rio, Edimon Borges, de Caldazinha, e representantes de outras cidades da Região da Estrada de Ferro.
Professor Alcides esteve no Ministério com os prefeitos porque se comprometeu em ajudá-los na estruturação de um projeto turístico para atender todas as cidades da região. “Queremos a volta dos trens de passageiros e a construção de estações com estruturas físicas adequadas para atender os turistas que passarem pela estrada de ferro”.
Segundo o Professor Alcides, Robson Napier garantiu que o Ministério do Turismo vai participar do projeto com a liberação de recursos do Orçamento Geral da União. Além disso, ele vai apresentar emendas para garantir a implantação do projeto em poucos anos. “É um projeto muito importante que vai gerar emprego e renda para os moradores”, justificou o parlamentar.
Educação
Antes de se dirigir ao plenário da Câmara Federal, à tarde, o deputado Professor Alcides esteve no Ministério da Educação, onde participou, ao lado de colegas deputados e senadores goianos, de uma reunião com o ministro Ricardo Vélez Rodríguez para tratar das pautas pré-definidas pela bancada de Goiás. “Cobramos do ministro a construção de Cmeis, a aquisição de ônibus escolares para a prefeitura de Aragarças, que teve seus veículos queimados recentemente, agilização do processo de credenciamento e regularização de cursos superiores e a autonomia administrativa para as unidades da UFG em Jataí e Catalão”, disse.
O Professor Alcides falou ao ministro sobre a situação de Aparecida de Goiânia, onde cerca de 11 mil crianças estão fora da escola por causa da falta de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Ele informou também que a prefeitura já licitou 18 novas unidades, mas que as construções não foram iniciadas porque os recursos estão bloqueados pelo Governo Federal e que outros seis Cmeis foram iniciados, mas estão com as obras paralisadas.
Ricardo Vélez Rodríguez reconheceu que os pleitos são legítimos e garantiu que vai utilizar recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação para repor os veículos queimados em Aragarças e que as outras demandas serão atendidas na medida do possível. “Nos dias 28 e 29 vamos atender os prefeitos goianos aqui em Brasília, juntamente com o ministro, para discutirmos as pendências e as demandas de cada um deles com o Ministério da Educação”, lembrou o Professor Alcides.
“Queremos educação pública de qualidade e essa é uma das minhas bandeiras de atuação no Congresso Nacional.
Vou continuar lutando para concretizar esse sonho”, disse.