Procissão do Fogaréu: tradição viva na cidade de Goiás

Da Redação
[email protected]
À luz de tochas e ao som de tambores, a cidade de Goiás se transforma em cenário de fé, história e emoção durante a Semana Santa. Realizada desde 1745, a Procissão do Fogaréu é uma das celebrações religiosas mais impressionantes do país — e um convite irresistível para quem busca uma experiência única, onde o sagrado e o simbólico caminham lado a lado pelas ruas de pedra da antiga capital do estado.
A encenação começa à meia-noite da Quarta-Feira Santa. Com todas as luzes apagadas, tem início a cerimônia que simboliza procura e a prisão de Cristo. O centro histórico ganha um brilho especial das chamas carregadas por 40 homens encapuzados — os farricocos — que representam os soldados romanos em busca de Jesus Cristo.Acompanhados pela multidão, os farricocos saem à procura de Jesus Cristo pelas ruas de pedra, enquanto o coral canta em latim. A busca só termina com a prisão de Jesus, com o toque do clarim anunciando o fim da perseguição.
Cercada por rios, serras e morros, a cidade de Goiás une natureza exuberante e legado histórico. Um passeio por lá é mais do que uma viagem: é um mergulho na identidade goiana, onde cada pedra e cada tocha acesa contam uma história viva, como a da Procissão do Fogaréu, que segue emocionando gerações, ano após ano.
A Procissão do Fogaréu é realizada tradicionalmente à meia-noite da Quarta-feira Santa. Em 2025, a Quarta-feira Santa será no dia 16 de abril. Portanto, a procissão ocorrerá na madrugada de 16 para 17 de abril. Instagram+1Instagram+1