PRF autoriza emissão do porte de arma funcional para a GCM
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia e a Superintendência Regional da Polícia Federal (PRF) assinaram na manhã desta sexta-feira,8, um acordo de cooperação técnica autorizando a emissão do porte de arma funcional para a GCM. O evento foi realizado na sede da PRF na Capital, e contou com as presenças do secretário de segurança pública de Aparecida, Coronel Jorge Luiz Marreiros, na solenidade representando o prefeito Vilmar Mariano, do Comandante da Guarda Weber Junior e representantes da corporação.
O termo tem como objetivo principal fortalecer a capacidade de atuação da GCM na segurança pública local. A cooperação com a Polícia Federal garantirá que o processo de concessão do porte de armas seja realizado conforme os critérios legais estabelecidos, incluindo a exigência de capacitação técnica e avaliação psicológica dos agentes. O prazo de validade dos portes de arma de fogo concedidos será de 10 (dez) anos.
“A assinatura do termo com a Prefeitura estabelece legalidade para a nossa Guarda Municipal ter o seu porte por um período de 10 anos. Então isso traz um respaldo jurídico, traz uma segurança jurídica para a Aparecida de Goiânia e é o desenvolvimento de Aparecida. É a concretização da segurança pública com a integração de todas as forças. Todos os guardas municipais estão assegurados do exercício da sua legalidade nas ruas, na ação ostensiva, preventiva, que servir e proteger é o nosso nome”, enfatizou o Coronel Marreiros.
Na solenidade foram assinados os acordos também com as Prefeituras de Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Belos e Rio Verde.
“Hoje é motivo de grande satisfação para todos nós, porque nós estamos reunidos com representantes das secretarias de Segurança Municipal dessas cidades para a assinatura do acordo de cooperação entre a Polícia Federal e as Guardas Municipais. Isso significa uma otimização na questão dos portes de armas de fogo para as GCMs, finalizou a Superintendente Regional da Polícia Federal, Marcela Rodrigues.