Prevenção reforçada mira drenagem urbana e reduz riscos de alagamentos em Aparecida

Limpeza de bocas de lobo e obras de drenagem integram estratégia para enfrentar o período chuvoso
Por Ana Lucia
[email protected]
Com foco em minimizar transtornos provocados pelas chuvas, ações preventivas vêm sendo intensificadas na rede de drenagem urbana de Aparecida de Goiânia. Ao longo de todo o ano, equipes mantêm a limpeza e a manutenção de bocas de lobo e galerias pluviais, com reforço neste fim de ano, quando o volume de precipitações aumenta e exige maior atenção à infraestrutura viária.

O trabalho contínuo é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e inclui a desobstrução de galerias, retirada de resíduos, limpeza superficial e a manutenção ou substituição de tampas danificadas. A iniciativa busca assegurar o pleno funcionamento do sistema de drenagem, prevenindo alagamentos, buracos no asfalto e impactos à mobilidade de pedestres e motoristas.
Atualmente, duas equipes atuam de forma permanente nesses serviços. Segundo o secretário de Infraestrutura, Alfredo Soubihe, grande parte das ocorrências está associada ao descarte irregular de lixo. Resíduos domésticos, como sacolas e garrafas plásticas, além de terra, são frequentemente encontrados obstruindo os dispositivos de drenagem. “Quando há danos em tampas e grades, tudo é corrigido ou substituído para garantir o funcionamento adequado. Esse trabalho preventivo influencia diretamente na redução de alagamentos”, explica.
Neste ano, milhares de pontos passaram por manutenção. Os serviços mais simples são realizados com caminhões de jato d’água e, a partir de janeiro, o município contará também com caminhões hidrojato, capazes de limpar e sugar resíduos, ampliando a eficiência em áreas mais críticas.
Além da manutenção, obras estruturantes vêm sendo executadas para enfrentar problemas históricos. Em parceria com o Governo de Goiás, por meio de convênio com a Goinfra, foram recapeados 65 trechos de avenidas. Na Chácara São Pedro, a Alameda B recebeu nova drenagem e pavimentação, com implantação de galerias e asfaltamento em 150 metros, direcionando as águas ao Córrego Almeida. Já na Vila Brasília, intervenções na Rua Jandaia e na Avenida Visconde de Mascarenhas readequaram a infraestrutura após danos causados por enxurradas, com redes refeitas, terraplanagem e nova pavimentação.
A administração municipal reforça que a colaboração da população é essencial, evitando o descarte irregular de lixo e acondicionando corretamente os resíduos para coleta.



