Presidente da Assembleia será homenageado durante transferência de poderes para a cidade de Goiás
O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, DEPUTADO LISSAUER VIEIRA, VAI RECEBER A MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO ANHANGUERA, NO GRAU GRÃ-CRUZ, NO DIA 25 DE JULHO, POR OCASIÃO DA TRANSFERÊNCIA DOS PODERES PARA A CIDADE DE GOIÁS, ANTIGA CAPITAL DO ESTADO

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), será um dos homenageados pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) com a medalha da Ordem do Mérito Anhanguera, no grau Grã-Cruz, no primeiro dia de transferência dos poderes para a cidade de Goiás, antiga capital do Estado. A condecoração é entregue todos os anos a autoridades públicas e representantes da sociedade civil. A solenidade de instalação dos poderes Executivo, Judiciário, Legislativo e de órgãos auxiliares, como Ministério Público, vai acontecer em frente ao Palácio Conde dos Arcos às 09 horas do próximo dia 25 e a solenidade de entrega das homenagens será às 17h30m do mesmo dia.
A Ordem do Mérito Anhanguera foi criada pelo Decreto nº 479, de 24 de junho de 1975, e modificada pelo Decreto nº 2.102, de 18 de outubro de 1982, com a finalidade de “agraciar pessoas físicas ou corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por seus relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais, que recomendem o reconhecimento do Estado de Goiás”. A condecoração, a mais alta honraria conferida pelo Governo de Goiás, é dividida em três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador. No ano de 2015 Lissauer Vieira recebeu a medalha na Ordem Grande Oficial, entregue pelo então governador Marconi Perillo (PSDB).
História da transferência
A transferência dos poderes para a cidade de Goiás acontece desde 1983 por ocasião do aniversário da cidade, comemorado no dia 25 de julho, e da Padroeira de Goiás, Nossa Senhora de SantAnna, no dia 26. A transferência simbólica da Capital foi instituída pela Lei nº 9.314, de 21 de junho de 1983, no Governo Mauro Borges. Em 1988, veio a Lei nº 10.460 , que em seu artigo nº 346 determinou que a data seja feriado em todos os órgãos públicos do Estado.
Durante dois dias, a cidade assiste à instalação do Governo, na última semana do mês de julho, passando a ser, simbolicamente, a capital do Estado. Nestes dois dias o Governo Estadual assina atos pertinentes à administração, bem como homenageia personalidades de destaque nos contextos social, político e econômico de Goiás. A capital do Estado é transferida também, simbolicamente, para outras duas cidades goianas: Santa Cruz de Goiás e Rio Verde, por imposição das leis nº 20.376, de 14 de dezembro de 2018 e nº 24.425, de 18 de março de 2019. No caso de Rio Verde a transferência acontece durante a realização da Feira de Tecnologia em Agronegócio (Tecnoshow) e a iniciativa é de autoria do presidente da Alego Lissauer Vieira.