PRESENTE ANTECIPADO PARA AS MÃES ATÍPICAS: vereador Willian Veloso institui Política Municipal de Proteção e Atenção às Mães Atípicas e a Semana Municipal das Mães Atípicas em Goiânia

Mães atípicas são mulheres e/ou cuidadoras que são verdadeiras guerreiras que cuidam das crianças com deficiência, síndromes, transtornos, doenças raras, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – TDAH, transtorno do déficit de atenção – TDA, dislexia, entre outros. Em função da condição de mãe, em sua maioria, solo, essas mulheres são as que mais tem demandado políticas públicas para compensar a falta ou perda de vínculos familiares, sociais e profissionais. Atento a esse clamor, o vereador Willian Veloso conseguiu transformar em Lei uma política completa para cuidar também dessas mães tão resilientes, além de uma semana de conscientização que promova um debate e divulgação científica sobre o tema da maternidade atípica.
Sendo assim, a Política Municipal de Proteção e Atenção às Mães Atípicas é providencial para atender essa demanda popular. Essa política tem por objetivos promover a assistência psicológica e psiquiátrica às mães de pessoas com deficiência, com foco especial naquelas de baixa renda e a inclusão social das mães atípicas, combatendo a invisibilidade e o estigma enfrentados no cuidado de pessoas com deficiência.
Essa Política Municipal tem como diretrizes estimular a realização de campanhas de conscientização da população sobre a importância do apoio às mães atípicas, a capacitação e formação continuada de profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação para o atendimento de mães atípicas e a criação de grupos de apoio, presenciais e virtuais, que ofereçam acolhimento das mães atípicas e suas famílias. A proposta também parte da premissa de que é de fundamental relevância a celebração de parcerias ou convênios com universidades e instituições de pesquisa para promover estudos e pesquisa sobre a saúde mental das mães atípicas e os impactos do cuidado de pessoas com deficiência em sua qualidade de vida, bem como, com órgãos públicos e organização da sociedade civil.
Já a Semana Municipal das Mães Atípicas será realizada, anualmente, na primeira semana do mês de abril. A ideia é promover a assistência psicológica e psiquiátrica às mães de pessoas com deficiência, com foco especial naquelas de baixa renda e a inclusão social das mães atípicas, combatendo a invisibilidade e o estigma enfrentados no cuidado de pessoas com deficiência. Os objetivos dessa iniciativa é incentivar a promoção de políticas públicas de proteção às mães atípicas, a realização de encontros, seminários, conferências e fóruns de debates, com temas de relevância social, que tenham como foco central a maternidade atípica e a realização de concursos, oficinas temáticas, cursos e afins que promovam a mãe atípica. Além disso, ela fará integrará o Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiânia, passando a ser um patrimônio cultural do povo goianiense na luta e defesa por cuidar das mães que cuidam desses goianinhos tão singulares.