Prefeitura e Conselho promovem a 15ª Conferência de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS

Ações, propostas e representatividade marcam os dois dias de debates na Cidade Administrativa Maguito Vilela
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social, promovem nestes dias 7 e 8 de julho a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. A conferência é realizada a cada dois anos e integra o ciclo nacional de debates do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovendo o controle social, a participação popular e o aprimoramento das ações voltadas à garantia de direitos.
Realizado no espaço multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, o evento reuniu profissionais da rede socioassistencial, usuários dos serviços, representantes de entidades e da sociedade civil organizada. Com o tema “20 anos SUAS: construção da proteção social e resistência”, a conferência tem como objetivo avaliar as políticas públicas em andamento, propor melhorias para os serviços ofertados no município e eleger os delegados que representarão Aparecida na etapa estadual.
A programação inclui palestra da especialista Jeane Araújo Jorge Magnani, que abordou os avanços e desafios do SUAS no contexto atual, além de debates em grupos e apresentação de propostas com base nos cinco eixos temáticos definidos em resolução nacional:
• Eixo 1 – Universalização do SUAS: acesso integral com equidade e respeito às diversidades;
• Eixo 2 – Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão do trabalho e valorização profissional;
• Eixo 3 – Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecimento da rede, segurança de renda e inclusão social;
• Eixo 4 – Gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente;
• Eixo 5 – Financiamento do SUAS: responsabilidade de cada ente federado na consolidação do pacto federativo.
A secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, destacou que a conferência é um espaço essencial para o diálogo entre poder público, trabalhadores da rede e população. Segundo ela, o evento reafirma o compromisso da gestão com a reconstrução da assistência social em Aparecida. “Esse é um momento de escuta e de construção coletiva, para que juntos possamos fortalecer as políticas públicas de assistência social em nosso município. Sabemos que no início da gestão enfrentamos grandes desafios, com unidades desestruturadas, equipamentos danificados e formulários preenchidos de forma incorreta. Mesmo com contenções necessárias por causa das dívidas herdadas, a gestão Vilela vem atuando firme no propósito de reorganizar tudo com responsabilidade e foco nas pessoas”, afirmou.
Mayara também reconheceu o papel fundamental dos servidores da pasta. “Não poderia deixar de enaltecer os nossos servidores da assistência social, que com dedicação e persistência não abandonaram a missão diária de acolher e ajudar quem mais precisa. Nosso objetivo é mudar vidas. Estamos aqui para melhorar a vida das pessoas e garantir dignidade a cada família atendida em Aparecida.”
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Gilmar Pacheco, ressaltou a importância de se debater os temas da Conferência e auxiliar nos debates estaduais para a criação de políticas públicas reais para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade. “É a partir de debates como este que ajudamos na melhoria do atendimento e das políticas municipais de apoio às famílias carentes e que precisam de uma atuação firme dos poderes Executivos e Legislativos. Sem este trabalho dos assistentes sociais em parceria com os agentes públicos, não teríamos conquistado tantos benefícios e agora precisamos focar nos próximos 20 anos do SUAS, pois este é um serviço fundamental na garantia dos direitos de todos”, comentou.
Presente no evento, o deputado estadual Mauro Rubem reforçou seu compromisso com o fortalecimento do SUAS e valorizou os avanços obtidos nas últimas décadas. “Tive a honra de contribuir com os estudos e projetos que ajudaram a consolidar o Sistema Único de Assistência Social em Goiás e no Brasil. O SUAS é uma política pública estruturante, que garante direitos e deve ser cada vez mais fortalecida com financiamento permanente, participação popular e compromisso institucional.”