Prefeitura de Senador Canedo faz mutirão de teste rápido para coronavírus em drive-thru
Também serão efetuados testes para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis como: HIV, sífilis, hepatites virais, referentes a abertura da campanha Dezembro Vermelho
A prefeitura de Senador Canedo por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quinta-feira (1/12) um mutirão de testagem da covid-19. A ação acontece no estacionamento do novo Paço Municipal, das 18h às 21h. Os testes serão feitos na modalidade drive-thru oferecendo cerca de 800 testes para detectar o coronavírus.
No município tem ocorrido um aumento de casos positivos de covid-19, que em 2022 registrou 14.555. Nos últimos meses, esses registros vêm crescendo. Como medida de contenção, a SMS afirma que tem realizado continuamente ações de testagem e vacinação para conter a doença.
De acordo com a secretária da Saúde, Verônica Savatin, a preocupação é tentar controlar a doença com ações imediatas.
“Temos que saber como anda a saúde dos canedenses, principalmente com essa nova onda da covid-19 chegando, e esse drive-thru é uma ação muito importante para acompanhar a saúde da população”, afirma a secretária.
Campanha Dezembro Vermelho marca luta contra o vírus HIV
A Secretaria Municipal de Saúde vai promover também no local a abertura da campanha Dezembro Vermelho, que marca a mobilização nacional na luta contra o vírus HIV. Na ocasião, também serão efetuados testes para identificar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST): HIV, sífilis, hepatites virais.
De acordo com a SMS, Senador Canedo registrou nos últimos anos um aumento no número de casos positivos de pessoas contaminadas com ISTs e segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flávia Régia, essa ação é de extrema importância para a manutenção da saúde da população.
“Estamos monitorando o aumento dos casos positivos da ISTs e por este motivo vamos intensificar a testagem durante o mês de dezembro. Serão realizados teste rápidos em todas as unidades de saúde, orientação, encaminhamentos para aquisição dos medicamentos de contenção e tratamento das infecções”, informa a superintendente.