Mais lidasSenador Canedo

Prefeitura de Senador Canedo apreende cavalos soltos em vias públicas da cidade

Ação aconteceu nos bairros Morada do Morro e Top do Parque durante a manhã deste domingo pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses.

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio do Centro de Controle de Zoonoses do município, recolheu e apreendeu animais de grande porte (equinos) que estavam soltos nas principais vias públicas da cidade. A ação aconteceu durante a manhã deste domingo (5/3).

Durante a operação, foram apreendidos sete cavalos nos bairros Morada do Morro e Top do Parque. De acordo com o médico veterinário e responsável pelas atividades de Vigilância em Zoonoses de Senador Canedo, Murilo Stefan, a operação foi realizada de forma surpresa após denúncias dos moradores da região.

“O animal, principalmente de grande porte, solto na rua é um grande perigo porque pode causar acidente, sem contar o transtorno de rasgar lixo e sujar a cidade com fezes. Isso é considerado crime e pode ser caracterizado como abandono. A Agência Municipal de Meio Ambiente pode notificar o proprietário desses animais”, detalha Murilo Stefan.

Ainda segundo ele, os animais recolhidos foram encaminhados para o Centro de Zoonoses de Senador Canedo. No local, a equipe de veterinários vai verificar se tem alguma doença e precisa realizar algum curativo. Em seguida, a Amma é notificada para acompanhar o caso.

O proprietário deve solicitar a liberação dos animais apreendidos pelo Centro de Zoonoses e isso implicará taxa de apreensão e multa diária. Caso o proprietário não apareça dentro de um período de 10 dias o animal poderá ser doado.

“O proprietário tem que procurar o Centro de Zoonoses, identificar os animais, apresentar a documentação, ir na Secretaria Municipal de Saúde e gerar uma guia de pagamento de multa, porque cada animal desse gera em torno de R$ 80 a multa diária. Após o pagamento dessas taxas o animal pode ser devolvido ao tutor”, explica o médico veterinário.

Murilo Stefan conta ainda que se o animal já tiver sido apreendido três vezes ele pode se tornar de propriedade da prefeitura.

“Quer pedir para a população que se encontrar um animal solto na rua entre em contato com a gente pelo telefone: 62 9221-2559”, finaliza.

A ação foi parabenizada pela população. Um morador do Conjunto Morada do Bosque, que não quis se identificar, aproveitou para agradecer à prefeitura pelos trabalhos.

“Muito bom. Fiz questão de sair aqui fora para acompanhar porque esses cavalos ficam aí soltos, parece até que não tem nem dono. Um perigo. Sem contar o susto e medo que dá”, contou.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo