Goiânia

Prefeitura de Goiânia promove arborização urbana com plantio de 509 mudas em avenidas da Região Leste

Ação está incluída na programação do Mutirão dos 100 dias da Prefeitura de Goiânia para reorganizar a cidade. Plantio foi iniciado nesta sexta-feira (10/1) e será concluído no sábado (11/1)

Prefeitura de Goiânia promove arborização urbana com plantio de 509 mudas em avenidas da Região Leste: ação está incluída na programação do Mutirão dos 100 dias

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), realiza o plantio de 509 mudas de árvores nos canteiros centrais de avenidas do Jardim Novo Mundo e região. A iniciativa integra um plano de arborização urbana que busca corrigir falhas na cobertura vegetal da cidade, garantindo um ambiente mais verde e sustentável para a população. A ação faz parte da programação do 2º Mutirão dos 100 dias da Prefeitura de Goiânia, que ocorre no Jardim Novo Mundo neste sábado (11/1).

As mudas, com alturas entre 1 e 2 metros, incluem espécies como Ipês, Resedá, Bálsamo, Pau-ferro, Jacarandá-mimoso, Acácias, Pau-brasil, Cega-machado, Flamboyant Régis, Pata-de-vaca e Oitis. Cultivadas nos viveiros da Comurg, as espécies foram selecionadas por suas características adequadas ao clima do Cerrado, com capacidade de florescimento e sombreamento ao longo do ano.

De acordo com o engenheiro agrônomo Rafael Pacheco, responsável pela coordenação do plantio, o objetivo é repor falhas nos canteiros e ampliar a arborização urbana, contribuindo para a melhoria e valorização dos espaços públicos. “As árvores garantem sombra e conforto térmico na cidade, além de complementarem o paisagismo urbano com sua estética”, destacou.

Avenidas como Buenos Aires, no Jardim Novo Mundo, que recebe 90 mudas; Coronel Andrelino de Morais, na Vila Maria Luiza, 45 mudas; e Acary Passos, no Residencial Vale do Araguaia, 33 mudas. No total, os canteiros de 21 avenidas serão contemplados com a reposição de árvores.

O plantio das mudas ocorre principalmente durante o período chuvoso, entre outubro e fevereiro, para aproveitar a irrigação natural e facilitar o desenvolvimento das novas árvores. A expectativa é que as ações de replantio aumentem a quantidade de árvores na cidade, proporcionando conforto térmico e uma paisagem urbana mais harmoniosa para os goianienses.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo