Prefeitura de Goiânia planeja investir R$ 80 milhões com seis viadutos e vinte e seis novas pontes, diz Valéria Pettersen
Com o objetivo de trazer maior mobilidade ao trânsito de Goiânia serão investidos mais de R$ 80 milhões na construção de pontes e viadutos

Goiânia se prepara para receber uma grande soma de investimentos em obras de infraestrutura no trânsito, o objetivo é trazer maior mobilidade e destravar o trânsito.
Goiânia se prepara para receber uma grande soma de investimentos em obras de infraestrutura no trânsito, o objetivo é trazer maior mobilidade e destravar o trânsito.
Em horários de pico, é difícil não perder um tempo considerável e também a paciência, em trajetos de deslocamentos da população Goiana.
Além do tráfego estrangulado pela quantidade de carros, o barulho de buzina e impropérios bradados por motoristas viraram a tônica das manhãs e dos finais de tarde na Capital goiana, que conta com mais de 1 milhão de veículos, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do ano passado.
Esse número abrange motocicletas, caminhões, ônibus e veículos agrícolas, porém é composto em sua maioria por carros de passeios. No Estado a quantidade de automóveis atinge 3,7 milhões.
Ao comparar os dados do Detran com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2016, pode-se dizer que há mais de um veículo para cada dois habitantes em Goiás. Com a população 6,5 milhões de habitantes. Para se ter uma ideia, só Goiânia conta com 1,6 milhão de pessoas.
Planejamento e execução
“O Paço Municipal fez um planejamento minucioso e fará as intervenções necessárias para que a cidade evolua em mobilidade.”
A afirmação, é da secretária municipal de Relações Institucionais, Valéria Pettersen, que afirmou, durante entrevista ao Jornal Diário Goiás em Destaque, que a prefeitura vai construir seis novos viadutos e vinte e seis pontes de interligações de vias. Segundo ela, o intuito é de dar maior fluidez no trânsito e fortalecer o comércio no local.
A expectativa é de que os projetos entrem em execução até o final deste ano. A secretária falou também da falta de planejamento na engenharia de trânsito, das administrações anteriores, e que, por isso, o trânsito da Capital vem sofrendo com a falta de investimento, e atual gestão resolveu encarar o problema e trazer soluções.
“O prefeito Rogério Cruz pensa na cidade como um todo, e determinou a nossa secretária e ao Secretário da Infraestrutura de Goiânia, Fausto Nieri de Moraes, e, da Mobilidade Urbana, Dr. Horácio Mello que estudássemos a cidade e fizéssemos um planejamento técnico para melhoria da mobilidade da cidade de Goiânia.
Na reunião foram feitas as seguintes perguntas: o que é para agora? O que a cidade precisa dentro de dez anos?
Construir viadutos importantes com alças de acesso e de saída, ou seja, de ida e vinda, é uma boa ideia, ai, você conseguirá aliviar o fluxo de trânsito.”
A secretária citou como exemplos: o viaduto do Parque das laranjeiras que é um grande problema nos horários de picos, agravado pelo fluxo da BR-153, que é grande. Outro exemplo, é a saída para Guapó, que provoca uma crise no trânsito da Canaã e que serão necessário a construção de dois novos viadutos na região, com alças bem construídas para melhorar o trânsito ali. Outro local citado, é o encontro da Av. Mutirão, com a Av. 85 que também precisará de intervenção.
“Serão viadutos importantes com estruturas bem montadas e modernas, obras rápidas que aliviarão o tráfego. Resolverão o problema definitivo de trânsito?
Não! Mas, vai melhorar e modernizar a mobilidade.
O objetivo também é melhorar a visão e a cultura das pessoas em relação a mobilidade.
Em um futuro próximo, a população terá que usar menos o carro, usar o transporte coletivo, carros elétricos e as bicicletas, a cidade precisa se modernizar.” Pontuou Valéria.
Revitalização do centro
Junto a melhoria do trânsito a secretária falou sobre a ‘revitalização do centro de Goiânia’ que está sendo executado pelo prefeito Rogério Cruz. “Antigamente, os cursinhos eram feitos no centro, todos estudavam lá.
O prefeito estuda a redução de impostos para melhorar a frequência de pessoas nessa região, além disso, hoje é muito fácil o deslocamento de qualquer pessoa dos bairros, para o centro da cidade.”
Transporte coletivo de qualidade
A secretária Valéria Pettersen, disse que, uma preocupação da atual gestão, é que, Goiânia tenha transporte público de qualidade, e, o prefeito Rogério Cruz está dialogando com o governo do estado, CMTC (Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos), RMTC (Rede Metropolitana de Transportes Coletivos), para melhorar o transporte coletivo da Capital.
“Se melhorar a velocidade das vias, principalmente daquelas que são destinadas aos ônibus, o transporte se torna atrativo para todos. Goiânia está em construção, em movimento, e melhorar é uma necessidade, sempre, e o prefeito está realizando um conjunto de ações para melhorar a vida do goianiense.”
Construção das pontes
Em uma cidade moderna, a ligação bairro a bairro e regiões é muito importante, uma reclamação da população, é que, tem que dar uma grande volta para chegar em sua casa, e, as vezes, tem que pegar uma via que já está congestionada, “A construção das pontes vai dar uma leveza e alívio para todos. Queremos uma cidade moderna, onde o uso do carro, não seja a única saída, as ciclovias serão ampliadas e o transporte coletivo melhorado.”
Recursos e investimentos
Os recursos para a construção dos viadutos e das pontes serão oriundos de empréstimos em bancos, emendas parlamentares de deputados federais e senadores e do tesouro municipal.
“É um conjunto de recursos para essa área de mobilidade urbana, para melhorar a qualidade de vida do trabalhador na Capital”, finalizou a secretária.