CidadesGoiâniaGoiânia

Prefeitura de Goiânia instala mais de 24 mil lâmpadas LED na capital

Nova iluminação já chegou a bairros como Residencial Aquarius 1 e 2, Setor Jaó, Parque Eldorado, Residencial Irisville, Jardim Bom Jesus e Parque Vaca Brava, e em mais de dez praças e no trecho urbano da GO-060 e estações da Via-sacra, entre a Capital e Trindade

A Prefeitura de Goiânia já trocou mais de 24 mil lâmpadas de vapor de sódio por LED, em quatro meses de programa, a partir da conclusão do projeto-piloto do programa, no Residencial Aquarius 1 e 2, inaugurado pelo prefeito Rogério Cruz, em maio de 2023.

A troca de luminárias, feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), já alcançou 14% do total de 180 mil pontos de iluminação da Capital, com investimento estimado em R$ 300 milhões. Iluminação de LED beneficia também moradores do Setor Jaó, Parque Eldorado, Residencial Irisville e Jardim Bom Jesus.

Dezenas de praças como a Universitária, e o Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, receberam investimento, assim como o trecho urbano da GO-060 e estações da Via-sacra, entre Goiânia e Trindade.

“A modernização vai gerar uma economia de até 40% aos cofres públicos, portanto, será possível utilizar esses recursos em outras áreas para melhoria da cidade”, afirma o prefeito Rogério Cruz. “É uma ação prioritária porque impacta em diversas áreas. Você tem um aumento da sensação de segurança, porque o espaço público fica muito bem iluminado, auxiliando as forças de segurança e os motoristas que transitam por essas vias. Gera economia para os cofres públicos com a redução de consumo e promove qualidade de vida, porque a população pode aproveitar melhor áreas como praças e parques para práticas de atividades físicas e lazer”, pontua o prefeito.

Em quatro noites do mês de agosto, Rogério Cruz realizou vistorias pra acompanhar o processo de troca de luminárias, percorrendo 18 pontos de Goiânia, entre eles, atrações turísticas e locais estratégicos, como o Parque Vaca Brava, que também passa por um processo de revitalização, e a Marginal Botafogo, uma das vias mais movimentadas da Capital.

Economia e sustentabilidade
Além de padronizar e modernizar o sistema de iluminação pública, a nova tecnologia possibilita um consumo de energia cinco vezes menor em relação à iluminação tradicional. As lâmpadas de LED também possuem vida útil mais longa, reduzindo custos com trocas e, consequentemente, reduzindo a poluição ambiental.

Durante as vistorias, o prefeito Rogério Cruz tem sido parabenizado pela iniciativa, como aconteceu durante a entrega da pista de skate do espaço Ambiente Skate Shop, no Setor Sul. A troca da iluminação permitiu que os esportistas treinassem com maior segurança no período noturno.

“Esta é a primeira pista de skate de Goiânia, e o processo de recuperação contou com a participação dos esportistas, com o apoio da Prefeitura. Agora, o local conta com iluminação de LED. É um pedido que foi realizado”, afirmou o prefeito. “Foi uma parceria perfeita”, disse Atassio, ativista do skate.

Titular da Seinfra, Denes Pereira ressalta que as lâmpadas de LED oferecem eficiência de iluminação em comparação com as lâmpadas convencionais. “Além de realçar a beleza dos espaços urbanos, elas também desempenham um papel fundamental em ampliar a sensação de segurança durante a noite”.

Reconhecimento da população
Em outra frente, as novas obras realizadas pela prefeitura já contam com projeto com luminárias de LED. É o caso da Alameda Córrego Fundo, localizada no Residencial Mansões Paraíso, inaugurada dia 18 de agosto, que permite o acesso à GO-070, uma reivindicação de 60 anos dos moradores da região.

Como parte das comemorações do aniversário de 66 anos do Setor Pedro Ludovico, Rogério Cruz inaugurou a revitalização da Praça Manoel José de Oliveira e de duas avenidas do bairro. Todas as obras também contam com iluminação de LED. “É um padrão que estamos estabelecendo, visando dar mais conforto e segurança para população”, afirma o prefeito.

O morador da Alameda João Elias da Silva, no Setor Pedro Ludovico, André Alexandre da Costa, de 38 anos, disse ter ficado satisfeito com a substituição das lâmpadas comuns por LED. “A via ficou mais segura e agradável. Trabalho como garçom e sempre chego em casa durante a madrugada e, por isso, aprovo totalmente essa medida, me sinto muito mais seguro”, comentou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo