GoiâniaGoiânia

Prefeitura de Goiânia destaca limpeza em lotes abandonados

Destacando o trabalho da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), a Prefeitura de Goiânia divulgou nesta última quarta-feira (15/11) um levantamento que aponta que entre janeiro e outubro de 2023 foram limpos na capital 406.250 m² de lotes particulares cujos donos não cumpriram com a obrigação de zelo determinada pelo Código de Posturas do Município, abandonando os locais com lixo acumulado e mato alto. Os serviços de higienização foram realizados ao longo de dez meses.

Os bairros campeões de intervenções de limpeza com tratores, roçadeiras e enxadas foram: Parque Amazônia, Loteamento Faiçalville, Residencial Santafé, Moinho dos Ventos, Jardim Atlântico, Vila Rosa, Três Marias, Recanto do Bosque, Jardim Presidente, Gentil Meirelles, Loteamento Goiânia II, Vila Alpes e Setor Jaó.

“Nós entramos em ação quando somos acionados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Antes de autuar o proprietário, a Amma notifica e dá prazo para ele regularizar a situação do terreno. Quando ele não cumpre, recebe multa e ainda a conta do serviço de limpeza que realizamos”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Borges destaca que o prejuízo capital do dono do lote é pequeno perto dos transtornos que o mato alto e o acúmulo de lixo acarretam para os vizinhos. “Toda a comunidade sofre por conta de uma irresponsabilidade individual. Os lotes baldios se transformam em esconderijo para bandidos, lar para animais peçonhentos e criadouro para o mosquito Aedes aegypti”, pontua.

Outro aspecto negativo é o visual, que impacta diretamente na qualidade de vida da região. “Por isso, nossas equipes de orientação e fiscalização percorrem Goiânia, num serviço permanente e de porta em porta, de conscientização dos moradores sobre a forma correta de cuidar dos lotes e de descartar entulhos e lixo doméstico”, ressalta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo