Aparecida de GoiâniaSaúde

Prefeitura de Aparecida ajuda quem deseja parar de fumar com grupos de combate e controle do tabagismo

O Programa de Cessação ao Tabagismo, que auxilia quem deseja abandonar o hábito de fumar, oferece acompanhamento com profissionais, reuniões em grupo e disponibilização de medicamentos. Os interessados devem se informar na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e se inscrever

Para ajudar quem quer parar de fumar, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece o suporte necessário nos grupos de Combate e Controle do Tabagismo. A iniciativa reúne acompanhamento profissional e o uso de medicamentos, e tem ajudado, desde 2012, as pessoas a abandonar esse hábito nocivo à saúde e causador de doenças como o câncer de pulmão. Hoje, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, a SMS começou a divulgar, em todas as suas unidades, um folheto com QR Code para que os interessados se inscrevam para os próximos grupos.

“Alertamos as pessoas que fumam para que procurem nossas UBS’s para buscar ajuda, se informar sobre os males desse hábito, que é a principal causa do câncer de pulmão, e como deixá-lo para viver mais e melhor. Temos, atualmente, 4 grupos em atividade, sendo dois nas UBS’s Anhambi e Expansul, e dois no Núcleo de Cuidados em Saúde Mental (Um matutino e outro vespertino) e nossos profissionais estão coletando inscrições para os novos grupos que serão abertos de acordo com a demanda”, afirma o secretário interino de Saúde de Aparecida, João Paulo Nascimento.

Como funciona e como participar

A chefe de Redes Temáticas e Agravos Não Transmissíveis da SMS, Penélope Bueno Fagundes, informa que o Programa de Cessação ao Tabagismo tem protocolo próprio e consiste em seis meses de tratamento com 15 encontros regulares e outras duas reuniões de apoio realizadas em até dois anos: “Nos dois primeiros meses as reuniões são semanais, no terceiro e quarto meses são quinzenais e no quinto e sexto são mensais. Depois da 4º reunião, os pacientes têm consultas médicas mensais e, segundo o perfil da cada pessoa, recebem medicamentos, adesivos e gomas de nicotina”.

Penélope explica que os interessados em receber o tratamento devem procurar a UBS mais próxima de suas casas e se inscrever para o próximo grupo disponível naquela região. Após essa inscrição, as equipes da SMS entrarão em contato por telefone informando o local e as datas das reuniões.

Risco para o câncer de pulmão

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o triênio 2023-2025, cerca de 32 mil casos de câncer de pulmão, causado principalmente pelo hábito de fumar, devem ser diagnosticados por ano no Brasil. Ainda segundo um levantamento do Instituto feito no ano passado, a doença é a terceira mais comum em homens (18.020 casos novos) e a quarta entre mulheres (14.540 casos novos) no País. Já em todo o mundo, o câncer de pulmão é o primeiro em mortalidade masculina e o segundo no público feminino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo