GoiâniaGoiânia

Prefeito Rogério recebe prêmio por Passe Livre do Trabalhador no transporte coletivo

Prefeito recebeu Prêmio Nacional de Mobilidade Urbana por ação que destrava problemas do transporte público

A Prefeitura de Goiânia comemora um reconhecimento muito importante para a capital. Nesta quarta-feira (30), o prefeito Rogério Cruz recebeu o Prêmio Nacional de Mobilidade Urbana, pela inovação do Passe Livre do Trabalhador, em solenidade realizada no Paço Municipal. A mobilidade na cidade é motivo de dor de cabeça de todos os ex-prefeitos, pelo menos desde a administração de Pedro Wilson (2001-2004), e agora encontra boas soluções.

Iniciativa inédita no Brasil, o Passe Livre do Trabalhador dá ao usuário o direito de fazer até oito viagens diárias no mês inteiro, inclusive em finais de semana e feriados. Lançado há pouco mais de um ano, o modelo já conta com mais de 48 mil funcionários beneficiados e 2.700 empresas cadastradas.

Além do projeto premiado, a gestão de Rogério Cruz já soma outros avanços na área, como as soluções tecnológicas para o pagamento da passagem. Em dezembro de 2021, foi implementada a compra do bilhete por aproximação de cartões de crédito e débito, em equipamentos instalados dentro dos próprios ônibus. Também é possível comprar as passagens pelo WhatsApp, PIX e QR Code embarcado, além da facilidade para idosos, pessoas com deficiência e estudantes, que podem validar suas viagens por meio de biometria fácil.

Ao receber o prêmio, o prefeito destacou a criação de novos modelos de bilhetagem e os investimentos do município que permitem a manutenção da tarifa do transporte público congelada em R$ 4,30 desde 2019, em parceria com o governo estadual. Esse benefício ocorre graças ao subsídio pago pela gestão municipal. Outro programa é o Bilhete Único, permite que o usuário escolha o melhor trajeto para chegar ao seu destino, pagando apenas o valor de uma passagem.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo