GoiâniaGoiâniaPolítica

Prefeito Rogério Cruz presta contas à Câmara Municipal de Goiânia em clima amistoso com vereadores

O prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) destacou investimentos na valorização dos servidores do município, ao prestar contas de sua gestão referentes ao 2º e 3º quadrimestres de 2023, na manhã desta última terça-feira (26/3), no plenário da Câmara Municipal. Ele também ressaltou que sua administração aplicou recursos além do exigido em lei nas áreas de educação e saúde.

Além dos vereadores, compareceram secretários municipais, servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e os aprovados em concursos públicos da Prefeitura para cargos administrativos da educação, agentes de saúde, enfermeiros intervencionistas e técnicos em radiologia.

Rogério Cruz explicou que o aumento de 18,54% no investimento no funcionalismo público evidencia um longo período de negligência em Goiânia, onde os pagamentos devidos aos servidores públicos foram postergados por muitos anos. Segundo ele, a gestão atual conseguiu regularizar esses pagamentos, o que representou um incremento significativo nos investimentos e também teve impacto positivo na qualidade de vida de inúmeros trabalhadores públicos.

“É certo que ainda temos algumas categorias para contemplar com atualização da carreira, mas afirmo, sem medo de errar, que fui o prefeito que mais fez pelos servidores públicos de Goiânia”, argumentou o gestor.

“Com a despesa de pessoal, aplicamos R$ 4,21 bilhões, e estamos próximos ao limite prudencial, que é de 51,30%, por isso estamos buscando medidas de contingenciamento”, acrescentou o prefeito, adicionando que houve aumento de 6,35% na folha de pagamento, em relação ao mesmo período em 2022.

Cruz adiantou às dezenas de servidores da Comurg presentes na galeria que “nunca houve e ninguém nunca falou em terceirizar a Comurg, estamos terceirizando alguns serviços”.

Aos agentes comunitários da saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE) e aos administrativos da educação aprovados em concursos, o prefeito adiantou que a Secretaria de Administração está finalizando o processo.

“Em breve haverá convocação de mais 248 aprovados da educação, que se somarão aos 1.183 nomeados, lembrando que a previsão era de 519 vagas, mas muitos não assumiram e serão chamados os do cadastro de reserva”, observou.

Privatização
Rogério Cruz abriu sua fala dirigindo-se aos empregados da Comurg. Ele asseverou que não há discussão sobre privatização da companhia, mas sim de terceirização de alguns serviços. “Os senhores continuarão trabalhando normalmente”, afirmou. Ele disse ainda que o processo de chamamento dos agentes comunitários de saúde está na Secretaria de Administração. Rogério Cruz foi elogiado por diversos vereadores como um prefeito que valorizou os servidores. Ele informou ainda que mais 248 aprovados na Educação serão convocados nos próximos dias, para se juntar aos 1.183 nomeados, no concurso que ofertou 519 vagas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo