Prefeito Rogério Cruz lança campanha por trânsito mais seguro em Goiânia
Ações deve se estender ao longo de todo ano para garantir fluidez e segurança nas ruas de Goiânia
O prefeito Rogério Cruz destacou a importância de todos se conscientizarem sobre suas responsabilidades por um trânsito mais seguro, nesta quinta-feira (04/05), durante o lançamento da campanha Maio Amarelo, na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM). O tema deste ano é “No Trânsito, Escolha a Vida”.
Evento marca o aniversário de dez anos da iniciativa, que visa alertar a sociedade sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
É importante que todas as pessoas tenham a consciência de que um trânsito seguro é construído por todos, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Precisamos nos preocupar em cuidar e proteger, tanto a nós como as outras pessoas que convivem diariamente no trânsito da nossa cidade”, afirma Rogério Cruz.
O prefeito destaca que o município tem buscado desenvolver ações de conscientização e também investido em tecnologia, equipamentos, inovações, e treinamentos para os agentes em busca de um trânsito mais fluido e seguro para os moradores da capital.
“Hoje estamos entregando 14 viaturas e três caminhões para renovação da sinalização de trânsito. Também estamos investindo em ciclofaixas, estimulando a adoção de carros elétricos, realizamos a ressincronização dos semáforos e agora estamos buscando inovações, como o piloto da faixa reversa na Avenida Castelo Branco”, pontua o prefeito.
O titular da SMM, Vinicius Henrique Alves, explicou que foi realizado um planejamento para que o Maio Amarelo não seja apenas uma campanha periódica, mas que as ações desenvolvidas perdurem por todo o ano. Ele apresentou exemplos de projetos que estão em andamento e que também serão iniciados ao longo de 2023, como a implantação de mais pontos de faixas elevadas, iguais aos existentes na Rua 44, novos pontos de faixas reversas, implantação de 50 quilômetros de ciclofaixas, e medidas estruturantes, como vias exclusivas para motociclistas e ações nas portas das escolas, durante horário de saída e entrada de alunos.
Nós queremos que o Maio Amarelo não seja apenas uma ação de marketing. Trabalhamos muito nos últimos meses para que possamos lançar ações concretas para perdurar até o final do ano. Queremos mostrar para a população que conhecemos os problemas, e que estamos trabalhando para reverter as dificuldades e melhorar o trânsito da capital”, diz o secretário.
Estrutura
O secretário executivo da SMM, Ciro Meirelles, destacou, durante discurso, investimentos que a gestão de Rogério Cruz tem realizado na estrutura da pasta. Ele citou como exemplo a reforma pela qual passou a sede do órgão, fornecendo melhores condições de atendimento ao cidadão.
“Não tínhamos estrutura, nem mesmo uma sede com a magnitude que temos hoje, com condições de receber a população da cidade com as suas demandas. Nos últimos dois anos, o prefeito tem nos proporcionado os meios para trabalhar pela população de Goiânia. Para se ter uma ideia, a gestão passada fez 48 cruzamentos sinalizados, enquanto o prefeito Rogério Cruz fez, em dois anos, 285. É um grande tocador de obras”, afirma Ciro, citando, ainda, a entrega dos viadutos Rua 44, o viaduto Iris Rezende Machado e o viaduto Lauro Belchior.
Durante o evento, o prefeito assinou decreto que destina área pública municipal, localizada no Park Lozandes, para instalação da escola pública de trânsito.
Participaram do lançamento da campanha os secretários municipais Everton Schmaltz (Prioridades Estratégicas); Realle Palazzo (Comunicação); Zander Fábio (Cultura); os presidentes Welmes Marques (Imas); Tarcísio Abreu (CMTC); Hudson Novaes (Regulação); o Procurador-Geral do Município, Marcos Egídio, (Procuradoria); o Controlador-Geral do Município, Gustavo Cruvinel; o gerente de Educação de Trânsito do Detran-GO, Hugo Costa; o chefe de operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ivan Souza; a titular da Delegacia Especializada em Investigação e Crimes de Trânsito de Goiânia, Caroline Paim, a presidente do Cetran-Goiás, Nayara Coimbra; e o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais de Goiânia (Sindiffisc), Luiz Dias; e o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Anselmo Pereira.