Pré-candidato à presidência, Caiado reconhece papel de Bolsonaro na direita

Durante evento oficial de sua pré-candidatura à presidência da República, o governador Ronaldo Caiado (UB) não escondeu a admiração e fez elogios ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, não quis confirmar se participará de atos previstos para o próximo domingo (6), em que lideranças bolsonaristas se mobilizam em favor da anistia a envolvidos nos ataques do dia 8 de janeiro. “Hoje, estamos aqui para discutir a pré-candidatura. Este é um outro assunto”, salientou a jornalistas em coletiva.
Caiado reconheceu o papel de Bolsonaro na reorganização da direita no Brasil e evitou qualquer crítica direta ao ex-mandatário, mesmo posicionando-se como alternativa ao bolsonarismo mais radical.
“O ex-presidente Bolsonaro é uma pessoa que tem liderança no país. Todos nós sabemos disso. É um homem que tem o mérito de ter reerguido a direita conservadora no país, isso é fruto da sua capacidade e da sua liderança”, afirmou.
Caiado também destacou que o ex-presidente continuará sendo uma figura de influência no debate público e político nacional. “Ele sempre será uma pessoa com essa capacidade de fazer valer a voz da direita conservadora no país. Ninguém nega seu prestígio e muito menos sua capacidade de liderar”, completou.
A fala ocorre em um momento em que o campo da direita se movimenta para 2026 em meio à indefinição sobre a elegibilidade de Bolsonaro, que enfrenta processos no Supremo Tribunal Federal (STF). Ao mesmo tempo, Caiado tenta ocupar espaço no segmento com um discurso de direita institucional, ancorado em sua trajetória como gestor e na promessa de “endireitar o Brasil”, slogan de sua pré-campanha.