Estado

Prazo para regularização do título de eleitor vai até 4 de maio; saiba como proceder

O prazo para a regularização do título de eleitor para participação na eleição de 2022 termina na próxima quarta-feira (4/5). Com isso, a Central de Atendimento ao Eleitor de Goiânia atenderá presencialmente das 8 às 18h, em suas novas instalações no edifício Ialba-Luza, situado na esquina da Avenida T-1 com a Orestes Ribeiro (antiga T-52), no Setor Bueno.

Quem tiver o documento cancelado por algum motivo pode sofrer proibição de obtenção da carteira de identidade e passaporte, ser impossibilitado de realizar inscrição em concurso público e de renovar matrícula em instituições oficiais ou fiscalizadas pelo governo.

Como regularizar

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a primeira etapa é conferir a situação na Justiça Eleitoral. Siga o seguinte caminho: na página principal do Portal do TSE, na coluna “Autoatendimento do Eleitor”, clique no menu “Título de eleitor” e, depois, em “Como regularizar seu título”, faça a consulta da sua situação, inserindo os dados solicitados pelo sistema (nome completo ou número do título ou CPF).

Vale lembrar que o título só pode se enquadrar em duas situações: regular ou irregular (cancelado ou suspenso). A eleitora ou o eleitor tem o título cancelado por falecimento, duplicidade de inscrições, não comparecimento a revisão de eleitorado, ausência a três turnos eleitorais consecutivos e sentença judicial.

Já o título suspenso é consequência de condenação criminal, conscrição, improbidade administrativa e recusa de cumprimento de serviço militar obrigatório. (Saiba mais sobre algumas regras atuais a respeito de cancelamento do título no contexto da pandemia de covid-19).

Agora siga para a segunda etapa. Em caso de pendências, é preciso fazer o pagamento da multa por boleto, PIX ou cartão de crédito. Para isso, clique em “Quitação de multas”, naquele mesmo menu “Título de Eleitor”, e siga as orientações da página.

Ao fim dessa fase, o eleitor está pronto para ir para a terceira etapa: dar início ao processo de regularização do documento. Para tanto, deve voltar à tela inicial do Portal do TSE e clicar em “Autoatendimento do Eleitor”. Depois, basta ir até “Atendimento ao Eleitor” (na coluna do meio) e buscar pelo link “Regularize seu título eleitoral cancelado ou suspenso”.

Atendimento

Para quem está em Goiânia, de segunda a sexta-feira, a Central de Atendimento ao Eleitor goianiense disponibiliza o WhatsApp 3920-4303.

O atendimento online da Justiça Eleitoral disponibiliza diversos serviços para o cidadão por meio do Titulo Net. Demandas como alistamento, transferência, regularização e revisão do título eleitoral podem ser sanadas remotamente.

Os eleitores podem ainda agendar atendimento pelo site do Vapt-Vupt em nove unidades na capital:

Vapt Vupt Araguaia Shopping: Rua 44, nr. 399 – St. Central
Vapt Vupt Campinas: Av. Anhanguera, nr. 7840 – Setor Campinas
Vapt Vupt Central do Servidor: Praça Cívica, Palácio Pedro Ludovico Teixeira
Vapt Vupt Mangalô: Av. Mangalô, Qd.156, Shopping Popular – Setor Morada do Sol
Vapt Vupt Shopping Passeio das Águas: Av. Perimentral Norte esq. C/ Av Goiás
Vapt Vupt Portal Shopping: Av. Anhanguera, 14404, Sala Luc 163a, Capuava
Vapt Vupt Shopping Lozandes: Park Lozandes – Av. Olinda, nr. 960 – Alphaville Araguaia
Vapt Vupt Shopping Cerrado: Av. Anhanguera, 10790 – Setor Aeroviário
Vapt Vupt Shopping Cidade Jardim: Av. Nero Machado, 400 – Cidade Jardim

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo