Mais lidasPolítica

Posse de Lula: discurso, passagem de faixa e revogação de decreto marcam cerimônia

Oito representantes de grupos sociais acompanharam Lula na caminhada na rampa do Palácio do Planalto e participaram da passagem da faixa.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse em seu terceiro mandato como Presidente da República neste domingo (1º), em Brasília. A cerimônia de posse foi marcada especialmente pela passagem da faixa presidencial, que foi feita por representantes de grupos sociais; e seu discurso oficial, onde falou sobre a revogação do decreto de armas e munições.

O evento começou com um desfile em carro aberto na Esplanada dos Ministérios, com posse no Congresso Nacional. O ato consagra Lula como primeiro brasileiro eleito pelo voto popular a assumir o governo do país pela terceira vez.

Um dos momentos mais comentados foi a subida de Lula na rampa do Palácio do Planalto, juntamente com a passagem da faixa presidencial. Oito representantes de grupos sociais acompanharam Lula na caminhada, além da cachorra “Resistência”, vira-lata adotada por Janja Silva, esposa de Lula.

Sem Jair Bolsonaro, que tradicionalmente passaria a faixa para o novo presidente eleito, a mesma foi entregue a Lula por representantes do povo. Entre os representantes estão um professor, um metalúrgico, uma cozinheira, um artesão, um influencer com paralisia cerebral, uma criança, um líder indígena e uma catadora, que foi quem entregou a faixa para o presidente.

Posse de Lula: discurso, passagem de faixa e revogação de decreto marcam cerimônia
Representantes de grupos sociais sobem rampa com Lula. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Discurso durante a posse de Lula

Em seu primeiro discurso como presidente empossado, Lula fez um balanço do seu plano de governo e criticou a gestão anterior, sem citar Bolsonaro explicitamente. Ele abordou a situação orçamentaria do país e falou sobre os planos para o futuro.

“Se estamos aqui é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos. Foi a democracia a grande vitoriosa, superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu; as mais violentas ameaças à liberdade do voto”, declarou .

Durante o discurso, Lula também falou sobre esperança e reconstrução. “Ao ódio responderemos com amor, à mentira com a verdade, ao terror e à violência, responderemos com a lei e suas mais duras consequências. Sob os ventos da redemocratização dizíamos, ditadura nunca mais. Hoje, depois do terrível desafio que superamos, devemos dizer, democracia para sempre”. destacou.

Posse de Lula: discurso, passagem de faixa e revogação de decreto marcam cerimônia
Apoiadores se reúnem em Brasília para a posse de Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Revogação de decretos

Ainda durante discurso, Lula afirmou que uma das primeiras medidas como presidente empossado será a revogação de decretos assinados por Bolsonaro que facilitaram a compra e posse de armas de fogo no Brasil.

“O Ministério da Justiça atuará para harmonizar os poderes e entes federados no objetivo de promover a paz onde ela é mais urgente, nas comunidades pobres, no seio das famílias vulneráveis, ao crime organizado, às milícias e à violência, venha ela de onde vier. Estamos revogando os criminosos decretos da ampliação de acesso às armas e munições que tanta insegurança e tanto mal causaram às famílias brasileira. O Brasil não quer e não precisa de armas na mão do povo. O Brasil precisa de segurança, de livro, de educação e de cultura para que a gente possa ser um país mais justo.”.

O presidente ainda falou sobre o meio ambiente, que apresenta grande potencial no país. “Nenhum outro país tem as condições do Brasil para se tornar uma grande potência ambiental a partir da criatividade da bioeconomia e dos empreendimentos da sociobiodiversidade. Vamos iniciar a transição energética e ecológica para uma agropecuária e uma mineração sustentáveis, uma agricultura familiar mais forte e uma indústria mais verde. Nossa meta é alcançar o desmatamento zero na Amazônia, emissão zero de gás de efeito estufa na matriz energética.”.

Líderes internacionais cumprimentam Lula

Pelo menos 48 líderes e representantes internacionais compareceram no Congresso Nacional para participar da cerimônia de posse de Lula. Entre eles, os presidentes Alberto Fernández, da Argentina; Gabriel Boric, do Chile; Gustavo Petro, da Colômbia; e o presidente da Bolívia, Luis Arce.

Também estiveram presentes o rei da Espanha, Felipe VI; o presidente de Portugal, Marcelo Rabelo de Sousa; o vice-presidente da China, Wang Qishan; e os ex-presidentes do Uruguai José Mujica e Julio María Sanguinett.

Assista a cerimônia completa:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo