Aparecida de Goiânia

População de Aparecida aprova novo horário de abertura das UBSs

A partir de ontem, 26 de agosto, a secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida, em mais uma iniciativa de fortalecimento da atenção primária, adianta em uma hora a abertura de 36 das 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que passam a funcionar das 7h às 17h de segunda a sexta-feira. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços em diversos pontos da cidade, dando mais comodidade e ampliando a assistência. A novidade agradou os usuários, que neste primeiro dia já obtiveram mais rapidamente os “chequinhos” para realização de exames e passaram por triagens e consultas ambulatoriais (agendadas) mais rapidamente.
Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, “constatamos uma grande procura por chequinhos em unidades que já abriam esse serviço às 7h, como os Cais Nova Era e Colina Azul, o Centro de Atendimento Ambulatorial, a Central de Regulação e o Centro de Especialidades. Então, ampliamos o horário nas UBSs, o que facilita a vida das pessoas e dá melhor vazão aos nossos fluxos evitando filas e superlotações”.

Conforto para as pessoas
O diretor da UBS do Jardim Florença, Welliton Rodrigo da Silva Rodrigues, destacou que, com a antecipação da distribuição dos chequinhos, muitos exames foram obtidos pelos usuários com mais agilidade e facilidade. “A aceitação foi excelente. Temos uma grande demanda e muitas pessoas optam por vir antes das 8h para serem atendidas primeiro, e, com a abertura mais cedo, puderam esperar confortavelmente dentro da unidade. Quem tinha consulta marcada para as 8h fez a triagem antes, e, na hora estabelecida, pôde ser atendido pelos médicos com mais comodidade”, informou.

Proximidade, confiança e motivação
Welliton, que está à frente de uma UBS com equipe completa de 37 servidores, sendo três médicos, e que conta com laboratório, salas de odontologia e vacinação, além de entrega de medicamentos e outros serviços, foi surpreendido na manhã de hoje por pacientes que foram até a sala dele parabenizar a Secretaria de Saúde pela antecipação da abertura. “Temos uma relação de proximidade e confiança com a comunidade e fazemos questão de ouvir nossos usuários. As criticas e sugestões são bem-vindas e sempre consideradas, pois trabalhamos para melhorar o acolhimento e a assistência prestados a eles. Vê-los satisfeitos e recebermos elogios deixa toda a nossa equipe motivada e com a certeza de que estamos no caminho certo.”

Aprovação popular
Sentadas na recepção da UBS, Maria José Ferreira da Silva, 53 anos, moradora do Jardim Florença há 11 anos, e Geni Barbosa , 21, residente do bairro há quase duas décadas, aprovaram a novidade. “Ficou melhor em todos os sentidos, levei menos tempo para fazer tudo. O atendimento aqui já é ótimo e agora ficou mais rápido”, disse Maria. Para Geni, além da agilidade, o conforto fez diferença: “Sempre cheguei antes de abrir e não sabia desse novo horário. Hoje, tive essa boa surpresa de já poder entrar, esperar tranquila e sentada, e ser chamada antes. Ficou bem mais rápido e organizado.”
Célia Camila , 33, moradora do Jardim Florença há 3 anos, disse que uma das principais vantagens de ter se mudado para o bairro foi “a tranquilidade de ter uma UBS que atende bem às pessoas perto de casa. Os funcionários são educados, sorriem para a gente, prestam atenção, têm paciência e nos deixam à vontade. Quando venho aqui já começo a me sentir melhor só por ser bem recebida e essa abertura uma hora mais cedo fez tudo ser mais rápido.”

Conquista da comunidade
Ao anunciar o novo horário na última sexta-feira, o prefeito Gustavo Mendanha elogiou a iniciativa e ressaltou que “a Saúde Municipal trabalha incansavelmente para aprimorar, em todos os níveis, a assistência à população. Essa ampliação do horário, realizada após a devida análise e planejamento, é mais uma conquista para a comunidade, ela descentraliza a entrega dos chequinhos e garante mais conforto para nossos usuários no atendimento em geral”.
Unidades que não mudam o horário
Segundo o superintendente Gustavo Assunção, apenas as UBS do setor Parque das Nações e dos Jardins dos Ipês, dos Buritis e Paraíso continuarão funcionando das 8h às 17h por terem fluxo menor de pacientes.  Fonte: Polliana Martins

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo