Pessoas otimistas costumam dormir melhor, afirma nova pesquisa
Após a análise do sono de 3,5 mil pessoas, aquelas que se consideravam otimistas tinham mais chances de dormir melhor e sofriam menos com insônias

Pessoas otimistas não somente enxergam o copo meio cheio, como também podem dormir melhor: foi isso que mostrou um estudo feito por pesquisadores dos Estados Unidos. Os cientistas analisaram 3,5 mil pessoas por cinco anos e descobriram que aquelas que veem o lado bom das coisas costumam ter boas noites de sono.
Participantes de 32 a 51 anos de idade responderam um questionário, que os pedia para classificar o quanto eles concordavam com afirmações positivas e negativas como “sempre estou otimista sobre o futuro” e “eu dificilmente espero que as coisas funcionem do meu jeito”.
Com o resultado do teste, as pessoas foram classificadas em um grau que ia de 6 ( menos otimista) até 30 ( mais otimista). A pesquisa também incluiu número de horas dormidas por noite, sintomas de insônia e dificuldade de dormir.
Durante duas ocasiões em dois anos diferentes, participantes foram encaminhados até à cidade norte-americana de Chicago para que dormissem sendo monitorados durante três dias consecutivos. Aqueles que eram otimistas tiveram 78% mais chances de dormir bem.
Além disso, 74% tinham menos chances de ter insônia e sono ao longo do dia. Os pesquisadores não sabem ao certo a relação que o otimismo tem com dormir melhor, mas acreditam que essas pessoas conseguem interpretar eventos ruins de modo mais eficiente, o que reduz a preocupação antes deles dormirem.
“A falta de um sono saudável é um problema de saúde pública”, afirmou Rosalba Hernandez, pesquisadora da Universidade de Illinois. “A qualidade ruim de sono está associada com diversos problemas de saúde, como maiores riscos de obesidade, hipertensão e mortalidade”.
Fonte Portal GALILEU?