EstadoPolítica

Pesquisa Quaest aponta Daniel Vilela na frente para sucessão de Caiado

Levantamento Genial/Quaest mostra vice-governador com 26% das intenções de voto, quatro pontos à frente do ex-governador Marconi Perillo

O vice-governador Daniel Vilela (MDB) desponta como o pré-candidato mais competitivo para a sucessão do governo de Goiás em 2026. De acordo com pesquisa Genial/Quaest, divulgada na última sexta-feira (22), o emedebista lidera as intenções de voto com 26%, quatro pontos à frente do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que aparece com 22%.

O cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes, destaca que o resultado é expressivo, já que Daniel ainda é pouco conhecido do eleitorado, mas apresenta um desempenho sólido, com margem para crescimento. “Mesmo ainda muito desconhecido, Daniel Vilela, vice de Caiado, já aparece na frente do ex-governador Marconi Perillo”, afirmou em entrevista.

Segundo Nunes, a liderança se explica por dois fatores: a baixa rejeição de Daniel e o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que tem a maior aprovação entre governadores do país, chegando a 88%. Além disso, 73% dos goianos querem que Caiado faça seu sucessor, o que fortalece a candidatura do emedebista.

“O ex-governador Marconi, muito conhecido, parece ter um teto, e o vice-governador, muito pouco conhecido, parece ter um piso alto. E é aí que eles se encontram”, analisou Nunes.

Marconi Perillo enfrenta dificuldades para crescer, mesmo após quatro mandatos como governador. Desde 2018, acumula derrotas consecutivas, como na disputa ao Senado em 2018 e em 2022, quando ficou atrás de Wilder Morais (PL). A situação se agrava com a fragilidade do PSDB, partido que o tucano preside, que perdeu protagonismo político no cenário local e nacional.

Daniel Vilela, por outro lado, deve assumir o comando do governo em abril de 2026, com a saída de Caiado para a disputa presidencial.

O levantamento da Quaest foi realizado entre 13 e 17 de agosto de 2025, com 1.104 eleitores em 52 municípios goianos. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo