Pellozo se destaca na corrida pela reeleição em Senador Canedo
A pesquisa do Instituto Cerrado, divulgada nesta quarta, 2, pela TV Sucesso Band é um retrato fiel da eleição em Senador Canedo. A oposição está dividida em três candidaturas com estrutura. Durante a campanha, esses três candidatos (Cristiane Pina, Izaura Cardoso e Divino Lemes) se revezaram no segundo lugar. Mas ninguém conseguiu ameaçar a liderança do prefeito Fernando Pellozo (UB), candidato à reeleição. A campanha mostra a trajetória de Pellozo nos últimos anos.
Em pouco mais de um mês de campanha, Pellozo tem conseguido as maiores mobilizações em Senador Canedo. Na abertura da campanha de rua, no dia 24 de agosto, reuniu dois mil veículos na maior carreata da história de Senador Canedo até então. Duas semanas depois, recebeu o governador Ronaldo Caiado e fez uma carreata ainda maior, com 3 mil veículos. As carreatas deram visibilidade à campanha e aproximaram Pellozo da população.
Da mesma forma, as caminhadas levaram Pellozo e seus seguidores para dentro do comércio, para a conversa franca com a população. O ponto máximo foi a presença de Ana Paula Rezende (MDB). A filha de Íris Rezende caminhou com Pellozo na principal via do Morado do Morro. O Conjunto foi erguido por Íris, então governador, para ajudar na atração de famílias para o município, então recentemente emancipado. Hoje, o Morado do Morro é um bairro consolidado, com toda a infraestrutura necessária para receber as famílias. Ana Paula viu um pouco do pai no abraço das pessoas, que contaram histórias e mostraram fotos antigas, sobre a trajetória do bairro. Ao lado de Pellozo e Ana Paula, estavam 2 mil pessoas, de bandeira em punho e adesivo no peito, divulgando o nome e as ideias de Pellozo.
Segredo? – Fernando Pellozo sempre apostou no trabalho como foram de atender e atingir a população. Enfrente dias difíceis no início de gestão. Teve que administrar os interesses da economia do município no meio da pandemia de Covid-19. Ganhou destaque ao implantar um sistema que permitiu a abertura das empresas por mais tempo. Salvou muitos empregos. Ao mesmo tempo, se deparou com uma infraestrutura precária, que envolvia escolas e unidades de saúde sucateadas, ruas cheias de buracos e mais de 40 bairros sem água há mais de 20 dias. Desde esse tempo, Pellozo revelou uma característica própria enquanto gestor. Não reclama das dificuldades e está sempre em busca de soluções para estes problemas.
Foi assim que construiu ações emergenciais e outras mais perenes que conseguiram transformar, em pouco tempo, a realidade de Senador Canedo. As ruas estavam esburacadas? Os buracos foram tapados e mais de 700 vias já receberam recapeamento, abrindo espaço para que regiões mais esquecidas, como a do Morumbi, recebessem o asfalto em ruas que nunca tinham vista o benefício. As escolas ganharam o Reviva, um programa com destinação de verbas para manutenção emergencial das unidades, ao mesmo tempo, eram programadas as reformas e ampliações, que se aproximam de 90% da rede. Todas as unidades de saúde passaram por revitalização total, incluindo cuidados especiais, como a Maternidade Municipal e a UPA, que receberam a primeira reforma geral, com direito à ampliação.
Por outro lado, a coleta de lixo e a varrição de ruas foram normalizadas. As ruas receberam 15 mil lâmpadas, transformando Senador Canedo na primeira grande cidade de Goiás a ficar 100% LED. Ajudou muito a vida de todos, inclusive da segurança, onde a GCM recebeu investimentos para a aquisição de equipamentos, armamento moderno e capacitação. Houve ainda a aquisição de câmeras de monitoramento, que subiram de 68 par 1800, para fazer a vigilância de prédios e lugares públicos
Obras paradas há anos foram retomadas e concluídas. A principal delas foi o Paço Municipal, que colocou a cidade na rota dos investimentos em tecnologia.
Por fim, o abastecimento de água avançou muito. A Sanesc autarquia própria recebeu investimentos pesados, em parceria com a iniciativa privada e com a supervisão do Ministério Púbico. O resultado é que, em pouco mais de três anos, Pellozo construiu o que os prefeitos anteriores demoraram 30 anos para fazer. Se é verdade que o problema da água ainda tira o sono de muita gente, é mais verdade ainda que o sistema vem melhorando ano a ano. Ao ponto de, em 2024, mesmo com a estiagem mais severa dos últimos anos, o sistema funciona normalmente.
Avançar mais – A bandeira de Fernando Pellozo, que está sendo vitoriosa nessa eleição, é avançar mais. Isso iniciou a construção de parcerias, a principal delas com o governador Ronaldo Caiado. Filiado ao União Brasil desde junho do ano passado, Pellozo deve dar, em termos percentuais, a maior vitória ao partido dentro da Região Metropolitana de Goiânia. Pellozo continua apostando no trabalho. Tem a seu favor a casa arrumada, depois da quitação de mais de R$110 milhões herdados em dívidas de gestões passadas, boa parte delas na saúde. Acredita que tem agora uma equipe mais experiente. Com a casa arrumada, acredita ser mais fácil encontrar soluções para as demandas da população.
Para cuidar mais das pessoas, buscou a empresária Salma Bahia (PP) para a vice. Junto, Salma leva a experiência de quase quinze anos comandando a Pestallozzi em Senador Canedo. Ainda para este final de mandato, Pellozo deve entregar mais duas obras importantes, o Centro de Especialidades, parado há mais de 12 anos, e a Clínica Teia, destinada ao tratamento de crianças com espectro autista. Dentro das suas propostas, o carro-chefe é o Hospital Municipal, iniciado em julho e que conta já com recursos em caixa para o início da construção, prevista para ser totalmente entregue em três anos. Pellozo sabe que a cidade cresceu muito e precisa ampliar a sua estrutura. Por isso, já fala em um novo concurso público para o ano que vem. Pretende ainda construir mais três escolas, cinco CMEIs e uma nova UPA, no Residencial Ravena, em uma região que cresce e ainda não tem unidade de emergência
No saneamento, está previsto um novo lago para água bruta e a duplicação da ETA Lúcio Rosa, a principal da cidade
A grande ideia até agora na campanha é a proposta do ônibus de graça em todas as linhas que circulam exclusivamente em Senador Canedo. O objetivo é estimular as pessoas a saírem de casa, pra estudar, trabalhar, ir à igreja ou frequentar eventos sociais. Pela experiência de outras cidades, movimenta junto o comércio local, que é muito vivo em Senador Canedo. Pellozo prevê ainda um Centro de Convenções, com espaço adequado para som automotivo, mais uma paixão de parte da cidade.
Assim, ouvindo as pessoas e construindo novos espaços, Pellozo vai trilhando seu espaço no caminho do futuro. Nos últimos meses, com muito pé no chão, muito contato com a população, que tem dado resposta. Pellozo aparece na liderança em todas as pesquisas registradas e divulgadas até agora na campanha. Favoritismo total para domingo. Responsabilidade total para os próximos quatro anos. Senador Canedo exige e merece.