O monumento natural conhecido como Pedra Goiana e também por sua exuberância e equilíbrio, localizado no Parque Estadual da Serra Dourada, no município de Mossâmedes, ganhou cópia na Praça Serra Dourada – Alberto Rassi, na Avenida Anhanguera, no Setor Oeste.
A réplica equivale a 12% do tamanho original e possui quatro metros e meio de largura por três de altura. Segundo o presidente da Companhia de Urbanização, Aristóteles de Paula, o objetivo de edificar a escultura, que leva o nome a praça, foi trazer a memória da população goiana, um patrimônio natural, considerado símbolo do Estado de Goiás de uma beleza singular.
O monumento foi construído com elementos resistentes ao tempo e a diversas temperaturas e apresenta o aspecto rústico da pedra original. O trabalho artístico foi feito pelo servidor da Comurg, Onildes Alves do Santos (Bili).
A Praça Serra Dourada – Alberto Rassi foi revitalizada e entregue à população no dia 9 de junho pelo prefeito Iris Rezende. O local, construído há 50 anos por Iris Rezende, passou por uma reforma geral, incluindo substituição do gramado, calçadas com acessibilidade e meio fio, iluminação, implantação de novo paisagismo, bancos, lixeiras, academia ao ar livre e playground.
Pedra Goiana
A Pedra Goiana atraía turista de todas as partes do Brasil e do mundo, porém, em 1965 foi intencionalmente derrubada por um grupo de pessoas. Era um gigantesco bloco de pedra, de 50 toneladas, equilibrado sobre duas pequenas pedras. Fonte: Hacksa Oliveira, da editoria de Urbanização / Fotos: André Soares