Parte de torre medieval desaba em Roma e deixa feridos
						Estrutura do século XII estava em reforma e já havia sido interditada; autoridades investigam causas do acidente
Um desabamento parcial atingiu, nesta segunda-feira (3), a Torre dei Conti, uma das construções medievais mais antigas de Roma, na Itália. A estrutura de alvenaria, que passa por obras de restauração desde 2021, cedeu parcialmente no início da manhã, atingindo quatro trabalhadores que estavam no local.
Segundo as autoridades italianas, um dos operários permanece sob os escombros, enquanto outros três foram resgatados, sendo um em estado grave e dois com ferimentos leves. Viaturas dos bombeiros e da polícia municipal isolaram o Largo Corrado Ricci, área central da capital italiana, para facilitar o resgate e a inspeção de segurança.
A Torre dei Conti, construída no século XII, fica próxima ao Coliseu e ao Fórum Imperial Romano, em uma região de grande valor histórico e turístico. O edifício estava desocupado desde 2006 e passava por um projeto de renovação de quatro anos, com previsão de conclusão em 2026.
As autoridades locais informaram que uma segunda parte da estrutura também desabou horas depois, sem causar novos feridos. O Ministério Público de Roma abriu um inquérito por agressão culposa — termo usado na legislação italiana para casos de ferimentos causados por negligência —, conduzido pelos procuradores Mario Dovinola e Antonino Di Maio.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, mas a principal suspeita é de que a fragilidade da estrutura antiga, somada às intervenções das obras, possa ter contribuído para o colapso.
				
					


