Mundo

Parlamento Europeu lembra 3 anos da guerra na Ucrânia e morte de Navalny

Da Redação
[email protected]

O Parlamento Europeu marcou nesta segunda-feira (17) os três anos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, com um debate sobre as consequências da invasão russa. No evento em Estrasburgo, o presidente do Parlamento ucraniano, Ruslan Stefanchuk, esteve presente para analisar os impactos da guerra. Os eurodeputados também lembraram o primeiro aniversário da morte de Alexei Navalny, o principal opositor do presidente russo, Vladimir Putin. Durante a sessão, os parlamentares alertaram que nem a Ucrânia nem a Europa podem ser excluídas de futuras negociações de paz, especialmente em um momento em que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, insiste em promover diálogos.
Zelensky Inicia Viagem aos Emirados Árabes Unidos e Reflete sobre Negociações de Paz
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, iniciou sua viagem aos Emirados Árabes Unidos, a primeira etapa de uma missão que inclui a Arábia Saudita e a Turquia. Durante sua chegada aos Emirados, Zelensky não mencionou os contatos entre Moscou e Washington previstos na Arábia Saudita, que buscam promover negociações para encerrar a guerra. O presidente ucraniano afirmou que sua visita à Arábia Saudita, que acontecerá em breve, não tem relação com as negociações de paz, mas com um convite de Riad para discutir questões bilaterais. Ele também ressaltou que não recebeu convite para se reunir com os líderes russos.
A ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Sviridenko, já se encontra na Arábia Saudita, onde está se preparando para um fórum que ocorrerá em maio, com o objetivo de promover as exportações agrícolas ucranianas para o país. A Ucrânia também expressou a necessidade de elaborar um plano de ação com os Estados Unidos e a União Europeia antes de qualquer diálogo com a Rússia.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo